Weimaraner – Além de Caçador, Um Grande Amigo


O Weimaraner foi criado originalmente com o proposito de caça com animais grandes como veados e ursos, e essa raça era muito procurada na Alemanha para isso. Atualmente essas raças ainda são utilizadas para caça, mas também são excelentes amigos da família e são ótimos animais de estimação.

Weimaraner Amigo
Picture by SibleyHunter / Flickr

Descrição Geral do Weimaraner

O Weimaraner como já comentado foi criado para ajudar os caçadores com caças grandes como ursos, lobos ou cervos. Como as florestas da Alemanha diminuíram e a caça desses animais foi diminuindo também, o Weimaraner começou ajudar a caçar pássaros, coelhos e raposas.

Seu nome vem de um lugar da Alemanha onde foi desenvolvido que se chama Weimar, e as pessoas daquela região queriam um cachorro que fosse corajoso e inteligente mas ao mesmo tempo que fosse resistente e super veloz.

Eles conseguiram essa raça que eles tanto queriam, sendo que eles ficaram conhecidos primeiros como Pointer Weimar. Embora a origem dele seja desconhecida, acredita-se que foi a partir do cruzamento de Bloodhound, English Pointer, German Shorthaired Pointer , Great Dane Azul e Huehnerhund.


Além de ser um cachorro elegante, amoroso e dedicado, o Weimaraner sempre gosta de estar com a família. Não é atoa que ele leva o apelido de Sombra, pois ele vai segui-lo pela casa toda.

Porém, o Weimaraner não é indicado para qualquer um. É uma raça de cachorro que possui bastante energia e que precisa gastar essa energia, tanto com exercícios físicos e mentais. Como é uma raça criada para estar sempre com o seu dono, ele é muito dependendo, principalmente em relação a executar tarefas. Portanto, a melhor maneira de gastar a energia dele é com atividades diárias, seja uma corrida ou alguma brincadeira.

Weimaraner
Picture by SuperFantastic / flickr

Caso na sua vizinhança tenha bastante gatos e eles tem costume de pular na sua casa, provavelmente o Weimaraner irão persegui-los e mata-los, pois o seu instinto de caçador ainda corre em suas veias.

Embora essa raça esteja sempre junto de você e irá te seguir para todo lado que for, é um cachorro que se dá bem sozinho durante algumas horas por dia, diferente de outras raças que são necessitam dos humanos a todo momento. Você poderá muito bem deixa-lo no quintal solto e não terá problema algum com ele, a não ser claro que não ajuda-lo a gastar a energia dele, pois se ele ficar entediado, provavelmente vai começar mastigar objetos.

Uma vez treinado, o Weimaraner irá obedecer você em praticamente tudo o que for lhe pedido. Mas, como são independentes, até estarem totalmente treinados, provavelmente ele vai te dar uma breve canseira. Não perca a paciência, é normal. Treinar um Weimaraner exigirá muito autodomínio para se fazer da maneira certa. Mas depois que ele estiver bem treinado e adestrado, com certeza será um excelente cachorro para sua família.

História do Weimaraner

A raça Weimaraner foi criada no início do século 19, sendo que recebeu esse nome por que ele foi criado na Corte de Weimar. As pessoas lá amavam caçar, e queriam um cão corajoso, inteligente, rápido e resistente, sendo que ele iria acompanhar e ficaria com seus donos sempre, como verdadeiros companheiros.

Em 1897 um grupo exclusivo foi criado na Alemanha para manter a raça sempre em crescimento e para garantir que pessoas responsáveis supervisiona-se o Weimaraner de perto. Ninguém era autorizado a comprar um Weimaraner a menos que entrasse para o clube. Regras severas foram impostas sobre a criação de Weimaraner.

Em 1929 o americano Howard Knight foi autorizado a entrar no clube e levar dois cachorros Weimaraner para América. O clube era tão protetor do Weimaraner que deu dois cachorros cadastrado para ele.

Mas Howard não desanimou. Ele continuou estudando para tentar reproduzir uma raça semelhante nos Estados Unidos. Em 1938, ele conseguiu três fêmeas e um filhote macho. Outras pessoas interessadas na raça se juntaram a ele em busca de tentar reproduzir o Weimaraner, e em 1942 foi formado o Weimaraner Club of America nos Estados Unidos. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club no final de 1942 também.

Weimaraner Felizes
Picture by Monique Gidding / Flickr

Durante a Segunda Guerra Mundial foi difícil os alemãs continuar criarem os seus cães, e portanto vários Weimaraner acabaram indo para os Estados Unidos. Depois que acabou a Segunda Guerra Mundial, vários soldados americanos também levaram alguns exemplares dessa raça para casa deles, e aos poucos a raça foi ficando popular. Mas, ela realmente ficou popular quando o presidente Dwight D. Eisenhower levou um Weimaraner para a Casa Branca.

Até o ano 1950, de acordo com o AKC, o Weimaraner era considerado a 12ª raça de cachorro mais popular dos Estados Unidos. Porém, como começou a ter muitos exemplares dessa raça, a qualidade dela caiu, e portanto aos poucos sua popularidade também. Mas isso permitiu que novos criadores dedicassem tempo para voltar a qualidade anterior da raça, e hoje ela é atualmente a 30º raça mais popular de acordo com o AKC.

Personalidade do Weimaraner

Por ser muito inteligente e ter uma qualidade incomparável, o Weimaraner parece que já veio treinado e adestrado em praticamente todos os aspectos. É um excelente amigo, não tem medo, obediente e sempre alerta – essas são as características principais de um verdadeiro companheiro e cão de guarda.

Filhotes de Weimaraner
Picture by Eduardo Marquetti / flickr

Agressão de timidez são problemas sérios de temperamento que deve ser corrigidos logo que eles forem filhote. Na verdade, isso varia muito da forma como você irá cria-lo. Se procurar se especializar em um curso de adestração e começar a treina-lo desde cedo, com certeza ele não terá esses problemas mencionados.

A personalidade varia por vários fatores, sendo os principais o treinamento, a hereditariedade e a socialização. Os filhotes com temperamento agradáveis tendem a ser curiosos e brincalhões. Escolher o filhote certo com certeza definirá se você vai ter um Weimaraner com um excelente comportamento ou não. Quando for comprar um cachorro dessa raça (assim como das outras), saber como eram os pais ou avós dos filhotes dá uma noção básica de como eles serão no futuro. Escolher um ótimo canil, que já seja conhecido também irá ajudar a evitar dores de cabeça futura, mesmo que você pague um preço um pouco mais caro no seu Weimaraner.

Deixe o seu comentário sobre o que achou da raça Weimaraner e se tiver alguma dúvida, pode perguntar.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *