Shih Tzu


Temperamento do Shih Tzu

A Raça Shih Tzu tem por natureza ser alegre e brincalhão. É muito conhecido por ser um cachorro que ama ficar no colo e está sempre disposto para brincar também, pois sempre estão animados.

Shih Tzu Filhote

O Shih Tzu também são ótimos para quem tem criança pequena em casa e são muito apegados a família. Mas ao mesmo tempo que são mansos e carinhosos, são muito teimosos e difíceis de treinar.

Se você já tem outro animal de estimação em casa e quer adquirir um Shih Tzu (ou vice-versa), fique tranquilo pois essa raça é extremamente dócil e calma com outros animais de estimação. Como qualquer cachorro, é aconselhável que fiquem juntos desde pequeno para não haver problemas e brigas entre ambos, mas isso é bem difícil acontecer com essa raça de cachorro.

Por ser um cachorro bem ativo, ele sempre vai querer te seguir para brincar, ganhar carinho ou mesmo para ficar na sua companhia. É uma raça muito apegada ao dono e a família, portanto eles vão te seguir em tudo.


E por ser tão apegado assim a família, se você é do tipo que não gosta de ter um cachorro sempre com você, essa não é a raça correta para você. O Shih Tzu embora se dê muito bem sozinho em casa, quando tem alguém ele vai querer ficar junto, ainda mais se você estiver no sofá. Já saiba, você senta no sofá e o Shih Tzu senta no seu colo!

Origem da Raça Shih Tzu

O nome dedicado a essa Raça de Cachorro, Shih Tzu, significa ‘leão’. Foram encontradas pinturas do início do século 16 que se assemelham muito a pequenos leões, então pode se considerar essa raça de cachorro bem antiga.

O Shih Tzu veio do Tibet. Lá eles eram conhecidos como uma raça de cachorro assustada. No século 17, na China, eles eram doados como um tributo a honra aos imperadores. Inclusive o Shih Tzu já foi considerado também amuleto de boa sorte na China.

No começo dos anos 30, um Filhote Shih Tzu foi dado para a Rainha Elizabeth como presente e depois disso a criação dessa raça se popularizou muito na Inglaterra. Mas só no final dos anos 60 que começou a se popularizar nos EUA.

Aparência do Cachorro Shih Tzu

Cachorro Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de cachorro que pode ser praticamente de qualquer cor. Mas os mais desejáveis por quem realmente ama esse cachorro são os que possuem a testa e a ponta da causa branco.

O Shih Tzu possui olhos arredondados e grandes. O seu pelo é longo no topo e mais denso embaixo. Quando o Shih Tzu fica adulto, o subpelo deixa o pelo superior com uma aparência magnífica, realmente podendo ser chamado de raça da realeza.

Sua cauda e cabeça são empinadas, dando um certo grau de confiança a essa raça. As orelhas possuem pelos lisos grandes que se entende pela lateral até suas pernas.

Para quem é alérgico e tem rinite ou algo parecido, o Shih Tzu é fortemente indicado, pois os pelos dessa raça de cachorro quase não caem.

Saúde do Shih Tzu

Embora a raça Shih Tzu ser bem ativa, eles conseguem se divertir e brincar dentro de casa mesmo, ou inclusive dentro de apartamentos. Não é a toa que o Shih Tzu é uma das 10 melhores raças indicadas como cachorros para apartamentos.

Mas mesmo conseguindo se divertir dentro de casa ou do apartamento, eles precisam de exercício diário, como uma caminhada curta e leve, até pelo fato de eles não conseguiram fazer exercícios longos e extremamente cansativos.

O pelo do Shih Tzu precisa de escovação diária, portanto você deve ter paciência e gostar muito de cachorros para se ter um cachorro dessa raça. Mesmo sendo coisa rápida, em média uns 15 minutinhos, muitas pessoas não tem paciência para isso, e com pouco tempo o pelo do Shih Tzu começará criar nós e consequentemente poderá surgir problemas sérios.

Mas com o tempo a escovação se tornará um hábito e inclusive vai ser gostoso tanto para você quanto para seu cachorro, pois ambos o Shih Tzu permite ser escovado com facilidade e gosta disso. Escovar os pelos dele também vai deixa-lo muito mais macio e brilhante, e consequentemente evitar complicações que os nós no pelo podem causar.

O Shih Tzu é um cão braquicefálico e por isso não tolera climas quentes e pode ter problemas de respiração no futuro.

Vídeo sobre o Shih Tzu

O Quatro Patas fez um vídeo sobre o Shih Tzu com a participação da Acid Girl.

Shih Tzu Preço

O Preço do Shih Tzu Filhote pode variar muito, mas pode custar até uns R$ 3.000,00 ou mais. Tudo depende do criador, se ele já tem um bom nome no mercado de vendas de Shih Tzu há algum tempo ou outras particularidades que podem definir o preço para maior ou menos.

Uma dica que é importante ressaltar é que você não deve comprar cachorros de Pet Shops, pois não é possível saber a origem dele, inclusive se tem Pedigree ou não. E duvide quando o preço estiver muito abaixo do padrão.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (10 votes, average: 4,10 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *