Raça Shar Pei


Origem da raça Shar pei

Provavelmente a raça Shar pei vem da China há muito tempo atrás, e veio se modificando com o passar dos anos. A utilidade dessa raça na China era cão de guarda dos Palácios, sendo que também realizava caças e pastoreio.

Com o tempo, devido as suas características emocionais e físicas, também foi usado como cão para participar de combates com outros cães visto que seu excesso de pele fazia com que o ataque dos outros cães não atingisse seus órgãos. Esse esporte era uma prática comum na Antiga China.

Características do Shar pei

Shar Pei Filhote

A característica que chama mais atenção no Shar pei é a sua pele que é solta e forma rugas pelo seu corpo, mas pode acontecer que essas marcas estejam presentes apenas no pescoço e na cabeça do cão na idade mais adulta.

A pele enrugada dá a aparência de que o cão está triste ou cansado. Outra característica marcante da raça Shar pei é que sua língua, céu da boca e gengivas são azulados.


Seu corpo é forte e compacto, de porte médio. Pode medir de 45 a 51 cm de altura e seu peso pode variar de 18 a 25 Kg. Normalmente a cor mais comum do shar pei é areia, preto ou vermelho castanho.

Temperamento e Comportamento da Raça Shar pei

A raça Shar pei é independente, autoconfiante, teimoso, alerta e leal, mas aprende comandos rápidos e se acostuma à rotina que aprendem com facilidade, além de serem muito inteligentes.

O Shar Pei não é tão expressivo, mas essa raça de cachorro costuma ser apegada a família sendo protetor e afetuoso, obedecendo a ordens apenas do seu dono. Mostra domínio no seu território e se atenta as suas vontades próprias.

De inicio o Shar pei fica desconfiado com estranhos e com o carinho oferecido, mas assim que sente que não há perigo ele muda de reação e aceita a nova companhia.

Embora apresente um comportamento de vigilância, o Shar pei não é de latir muito, apenas em ocasiões necessárias como alarme para a situação de perigo e com brincadeiras com a família expressando suas emoções.

Shar pei Filhote e Pai Macho

Com respeito à relação do Shar pei com outros cães, alguns shar peis podem se estressar na presença de cães de outras raças devido sua personalidade dominante, mas não são todos assim, outros se dão bem com cães de qualquer raça.

Essa raça precisa de incentivos e estímulos diários como todos os cães. Provavelmente o Shar pei ficará no ambiente onde estiver seu dono. Essa raça não se sente a vontade apenas do lado de fora da casa, mesmo que seja em um quintal confortável para ele. A todo o momento ele procura a família como companhia.

Saúde do Shar pei

Doenças mais comuns como entrópio: as pálpebras viram em si mesmas e os cílios entram pra dentro dos olhos prejudicando o globo ocular, isso ocorre na maioria das vezes com filhotes. Esses problemas tem solução com cirurgia simples.

Luxação da patela e sarna demodécida: pode acontecer se o cão ficar estressado, ambientes úmidos ou por má alimentação, deve-se procurar a alimentação adequada para cada raça e o shar pei não é diferente.

Raça de Cachorro Shar Pei

Você sabia?

Com o comunismo a maioria dos cães da China foram eliminados e alguns shar peis foram para Hong Kong e Taiwan. Em 1973 foi publicado um artigo por Matgo Law de Hong Kong que deu o alerta aos criadores americanos que o número de shar peis e que existiam no mundo estava reduzido, ai em 1974 a raça Shar pei entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como sendo a raça de cachorro mais raro do mundo.

A raça Shar pei é uma ótima escolha para amantes de cachorro, mas para ele ter uma vida saudável e de longa duração precisa de cuidados, atenção e muito carinho.

Pronto para ter o seu? Terá uma ótima experiência!

Se já tem um Shar pei ou gostaria de ter, comente sua experiência com a gente.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *