Samoieda é uma das Melhores Raças de Cachorros para ser dono


História do Samoieda

A história do Samoieda é bem confusa, ainda mais por que ela é bem antiga. A história mais aceita pelas pessoas é que de esses cães eram utilizados por nômades Samoiedas (o nome dessa raça de cachorro vem daí) na Sibéria há mais de 5 mil anos.

SamoiedaOs Samoiedas utilizam esses cães para diversas funções tais como tração de trenós, caça ou até mesmo o pastoreio. Eles eram criados bem próximos dos seus donos, pois a noite tinham que proporcionar calor aos corpos que ficavam gelados por causa daquela região.

A raça Samoieda foi descoberta pelas primeiras expedições polares, a partir do ano 1870, dirigidas pelo norueguês Fridjof Nansen. O explorador ficou impressionado com a beleza e força dos Samoiedas e também da sua resistência, chegando até mesmo a utiliza-los em suas viagens, assim como os outros exploradores também fizeram.

Mas o samoieda foi criado ‘oficialmente’ por cinófilos ingleses que também se apaoxinaram por esse cão e suas qualidades e decidiram iniciar importação sistemática de exemplos para criarem um padrão sólido e homogêneo.

Quando começou essas importações de Samoiedas, nem todos cachorros eram brancos. Principalmente os que vivem em tribos sedentárias, ou eram cor de canela ou eram um pouco menos do que os exemplares que viviam nas tribos nômades Samoiedas.


Foi apresentado oficialmente como raça em 1893 e o primeiro clube fundado em 1920. Esse clube funciona até os dias de hoje.

Personalidade do Samoieda

O Samoieda, devido ao fato de como foi criado e sua história, é uma raça de cachorro extremamente ligado aos donos e sempre estão acompanhando-os a todo lado e tempo que for possível.

Embora cachorros não deem risadas, essa raça tem uma particularidade interessante: os Samoiedas possuem em sua boca um forma de sorriso. Mas, mesmo não dando risadas, essa raça é extremamente brincalhona e alegres, e sempre dispostos a uma nova brincadeira.

Essa raça por ser muito apegada e sociável, não deve nunca ser usada como cão de guarda.

Embora um dos aspectos que mais atrai atenção no Samoieda seja a sua pelagem, e o aspecto de ser um bicho de pelúcia, eles são antes de tudo cães que eram utilizados em trabalhos e como tais, precisam de exercícios regulares, pois se não gastarem energia brincando ou com exercícios como caminhadas, acabaram se tornando destruidores de tudo.

É uma raça muito dócil e que está disponível para qualquer idade, seja um adulto ou mesmo uma criança. Como eram cães de matilha, é uma raça bem sociável com outros cachorros, mas sempre deve se tomar cuidado nesse sentido, não importa qual raça seja.

Os cachorros da raça Samoieda pesa entre 20kg e 32kg (machos) e entre 17kg e 25kg (fêmeas), com altura de 50 a 55cm (machos) e 45 a 50cm (fêmeas). A Expectativa de vida do Samoieda é de 10 a 12 anos.

A Pelagem do Samoieda

Embora o Samoieda tenha uma pelagem linda e volumosa e tenha resistência para temperaturas mais frias, o samoieda adaptou-se bem em lugares mais quentes.

Porém, como qualquer cachorro que tenha pelos volumosos assim como o Samoieda, é essencial escovação 2 ou 3 vezes na semana. Na época de troca de pelos, é aconselhável escovar mais frequentemente, para ajudar na remoção dos pelos mortos.

O Samoieda costuma manter-se sempre limpo, então não exagere na quantidade de banhos. Você irá notar inclusive que ele quase não tem cheiro, do tanto limpo que é essa raça. Mesmo nos períodos que são considerados mais quentes, do banho no máximo quinzenais, mas somente se houver necessidade mesmo. Muitos banhos podem remover a oleosidade natural e impermeabilização dos pelos, que impede a fixação de sujeira.

Principais Cuidados com o Samoieda

Como já comentado, essa raça é bem ativa e precisa se exercitar diariamente, seja na forma de uma longa caminhada ou corrida, ou brincadeiras como pegar bolinha e outras assim. A escovação como citado é uma das principais preocupações pois evita embaraçar e posteriormente ocasionar alguma doença por falta de cuidados com os pelos.

Então procure escovar de 2 a 3 vezes por semanas, e diariamente quando estiver trocando os pelos. E banho evite também, no máximo quinzenalmente.

Saúde

O samoieda dificilmente tem problemas de saúde, mas pode ser que sofra de displasia coxofemoral, surdez, nanismo, atrofia progressiva da retina ou outros problemas oculares.

Preço do Filhote Samoieda

Filhote de Samoieda

Preço é algo que se varia muito, não somente de animais mas como de qualquer coisa. No caso de animais, o que conta para o preço ser mais alto ou mais baixo é a procura pela animal x animais disponível x ninhada. Então quanto mais um animal está sendo procurado, menos existe dele no mercado para comprar e melhor for a descendência dele, mais caro esse animal será.

No caso de um filhote de Samoieda, você encontrará na internet diversos preços, desde R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00, mas nunca compre um cachorro antes de saber sua linhagem. Se quiser saber ver alguns filhotes de samoiedas sendo vendidos, encontrará clicando aqui.

E o que você achou do Samoieda? Já tem um? Pretende comprar? Deixe seu comentário abaixo e interaja com os outros visitantes do site.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *