Raça Doberman


Resumo sobre o Doberman

O Doberman Pinscher foi desenvolvido na Alemanha durante o final do século 19, principalmente como um cão de guarda. Sua ascendência exata é desconhecida, mas acredita-se ser uma mistura de muitas raças de cachorros , incluindo o Rottweiler , Black and Tan Terrier, e German Pinscher. Com seu porte atlético e características orelhas cortadas e cauda cortada, o Doberman Pinscher parece um aristocrata. Ele é um cão altamente enérgico e inteligente, adequado para trabalho policial e militar, esportes caninos ou como cão de guarda da família e companheiro para todo momento.

Descrição do Doberman

O Doberman Pinscher (escrito em alguns países Dobermann) passou a existir no final do século 19, fazendo dessa raça de cachorro uma das mais novas raças existentes. Mas isso não impediu a Raça Doberman ser considerada e reconhecido como uma das mais populares raças de cachorros dos Estados Unidos.

Sua aparência é elegante e seu estilo é atlético; o Dobie (como é chamado nos Estados Unidos) também é inteligente, alerta, e leal. Ele é um cão de guarda corajoso, bem como um companheiro da família.

O Doberman tem fama também de ser feroz e bravo. Ele é temido por aqueles que não o conhecem, estereotipado como altamente agressivo e cruel. Na verdade, ele é um cão de guarda formidável, sendo na maioria das vezes um cachorro delicado, vigilante e amoroso. Ele não vai à procura de problemas, mas ele é destemido e vai defender sua família se ele perceber que algo apresenta perigo.

O Doberman Pinscher gosta de ser parte de uma família. Ele gosta de estar perto de quem ele ama e, quando esse amor está presente, ele é um protetor natural. Ele é digno de confiança com as crianças de sua família, amigos e convidados, enquanto ele é tratado com gentileza.


Apesar de suas qualidades positivas, o Dobie não é a raça certa para todos. Ele é grande, pesando de 30 a 40 kg, além de ser extremamente ativo, tanto físico como mentalmente. Ele precisa de muito exercício .

O Doberman precisa também de muitos desafios mentais para impedi-lo de tornar-se aborrecido. Ele precisa de um líder forte ( dono) que tenha tempo para socializar adequadamente e treiná-lo , e que vai mantê-lo ocupado todos os dias. Isso pode ser demais para lidar com as pessoas que levam uma vida muita agitada com serviço, saindo cedinho e chegando em casa somente a noite, sem um pingo de energia para gastar com o cachorro.

O estilo do Doberman mudou um pouco para melhor do que dos últimos anos. Seu temperamento também mudou um pouco, suavizando um pouco de seus primeiros dias na Alemanha como cão bravo, embora ele ainda é um excelente cão de guarda e seja uma das raças mais populares para essa função.

Aqueles que conhecem a raça Doberman Pinscher bem, sabe que essa raça é bem-educado e se for socializado corretamente é um excelente animal de estimação e companheiro, ideal para famílias com outros cães e gentis com as crianças e, em geral um membro da família leal e dedicado.

Doberman

História do Doberman

No final do século 19, existia um cobrador de impostos chamado Louis Dobermann, que morava na cidade de Apolda, no distrito de Thuringia da Alemanha. Seu trabalho de coleta de dinheiro era perigoso porque havia bandidos na área que poderiam atacado a qualquer momento e roubar o dinheiro.

Louis Dobermann começou a criar cães com a ideia de ter um companheiro leal e que pudesse o proteger dos ladrões. O resultado de seus experimentos foi o início da Raça Doberman Pinscher.

Não existem registros de que raças foram utilizados para chegar no Doberman, mas especula-se que foram usados as raças Pastor Alemão, Pinscher Alemão, Rottweilers, Weimar Pointer, Greyhound Inglês e Mancherter Terrier.

Quando Louis Dobermann morreu em 1894, o verdadeiro conhecimento e experimento das raças que foram combinados para fazer a Raça Doberman foi com ele para o túmulo. Por causa de suas contribuições essa raça foi nomeada em sua honra, recebendo então o nome de Doberman.

No final do século 19, os criadores alemães que continuaram a obra de Dobermann estavam preocupados principalmente com a função, em vez de aparência. Eles queriam desenvolver o Doberman para ser um “super cão”. No início, eles usaram as raças mais corajosas, mais inteligentes, mais rápidas, e cães mais resistentes. Com isso, a raça se tornou conhecida por ser teimosa e agressiva.

Um criador chamado Otto Goeller é creditado com a formação do Doberman como um cachorro mais útil, e em 1900, o Kennel Club Alemão reconheceu a Dobermann como uma raça.

O Doberman foi trazido para os Estados Unidos por volta de 1908. A lenda diz um dos primeiros Dobermans que foram trazidos para América ganhou  o título “Best in Show” em três shows consecutivos antes de qualquer juiz se atrever abrir a boca do cão para verificar os dentes.

O Dobermann Pinscher Club of America foi fundada em 1921. Um ano depois, a comissão aprovou o padrão da raça que havia sido escrito na Alemanha.

Os próximos 15 anos foram fundamentais para o desenvolvimento do Doberman. Durante a Primeira Guerra Mundial, o número de Doberman na Europa diminuiu severamente, porque as pessoas que estavam morrendo de fome não pode dar ao luxo de manter raças de cachorros de porte grande. Os Dobermans que sobreviveram eram de propriedade dos militares, policiais e pessoas muito ricas.

Depois de 1921, quase todos os Dobermans foram trazidos para os Estados Unidos. Então veio a Segunda Guerra Mundial, e o Doberman Pinscher foi colocado novamente em perigo de se extinguir na Alemanha. Muitos concluíram que se os americanos não tivessem trazido tantos cachorros da raça Doberman para os Estados Unidos a raça provavelmente teria sido extinta.

Personalidade da Raça Doberman

Quando você vê e conhece um Doberman, descobre logo que ele é um cão muito inteligente e ativo. Verá também que é um cachorro extremamente leal, confiável e que sempre quer brincar e se divertir com a família. Ele não irá agredir sem motivo algum, mas se sentir que ele ou a sua família está ameaçada, seus extintos o fará agir e ele não hesitará.

O Doberman precisa sempre estar ocupado, com exercícios físicos ou mentais. Essa raça aprende rápido o que você ensinar a ele, portanto não é tão difícil treinar essa raça. Como ele aprende as coisas bem rápido, será necessário manter os treinamentos sempre interessantes, e sempre mostrando que você é o líder. Embora ele tenha suas próprias ideias, dificilmente ele será teimoso, mas será necessário ele saber que você é quem manda, pois se não dificilmente terá controle sobre ele.

Como qualquer raça de cachorro, o Doberman precisa de socialização desde filhote. Então, desde filhotinho, você precisará o expor a várias pessoas diferentes, visões, sons e experiências diferentes. Isso ajudará o seu cachorro quando crescer ser mais socializável e menos bravo, principalmente com quem não conhece. Também evitará que fique com medo ou se assuste com coisas simples, do dia a dia.

Por ser um cachorro de porte grande, você deverá levar em consideração o tamanho de sua casa  e quintal e se terá tempo de brincar e fazer atividades com o Doberman. Os machos medem entre 66cm e 71cm de altura, e as Fêmeas de 61cm a 66cm, então é um cachorro super grande, que precisa de espaço, tanto dentro de casa quanto fora.

Conclusão

Como qualquer raça de cachorro, vários aspectos devem ser levados em consideração ao escolher qual a melhor raça que se adapta a você e seu estilo de vida.

Pelo que leu aqui, será possível ter um Doberman? Deixe seu comentário abaixo. Ou se você já tem um cachorro dessa raça, fale um pouco sobre ele para ajudar os outros leitores a saberem se realmente essa raça é a melhor escolha para elas.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *