Poodle, o pedigree francês


Pose de modelo, inteligência indiscutível e com carinha fofa o Poodle conquistam a vida boa que todo cãozinho quer. Mas nem sempre foi assim, antigamente o Poodle era utilizado para recuperar animais na água, sua profissão era tão importante que até a sua pelagem era modificada para um maior desempenho durante a jornada de trabalho.

Poodle Filhote

Sua origem possui diversas controversas, alguns dizem que eles são originais da Alemanha  outros dizem que são Franceses. Porém os fatos mais comprovados que existem é que eles de fato surgiram na França e que antigamente eram utilizados como cachorros de companhia das senhoras ricas e para os homens grandes amigos fiéis , tornando-se assim o símbolo da França, foi daí que surgiu o termo “Poodle Francês”.

A característica chave dos cães da raça Poodle é o seu pelo charmoso e bem escovado, e isso foi bem explorado por volta de 1800 onde os donos desses animais começaram a introduzi-los no mundo das passarelas. Nessa época os Poodles subiam nas passarelas com um penteado bem diferente do que estamos acostumados,  seus pelos eram trançados e bem embaraçados formando algumas tranças naturais. Hoje esse tipo de penteado é totalmente fora de moda no mundo canino , hoje o Poodle prefere desfilar sua madeixas bem escovadas e bem tratadas, nada de trancinhas.

Diversidade entre o Poodle

Os Poodles possuem uma grande diversidade de tamanhos e cores, e com toda certeza você irá se identificar com algum. Dentre eles podemos citar:


– Poodle Micro: O tamanho desse grupo de Poodle varia de 17 a 22 cm

– Poodle Toy: Já nesse grupo o tamanho não diferencia muito dos Micros, eles podem medir de 24 a 28 cm

– Poodle Miniatura ou Anão: Esse grupo de Poodle pode medir de 30 a 35 cm, podemos ter noção do seu tamanho se os comparamos com uma régua.

– Poodle Médio: Neste grupo o tamanho varia de 36 a 45cm

– Poodle Standard: Por fim encontramos os Poodle de maior porte, podendo medir acima de 46cm.

Quando falamos em cores de Poodle o leque de opções é bem amplo, podendo ser Preto, Branco, Marrom, Cinza e Abricot ( variação do Bege ao Alaranjado).

Temperamento dos Poodles

Apesar de apresentarem temperamentos distintos entre os grupos, os Poodles em geral são considerados a 2º raça mais inteligente e muito faceis de lidar quando a questão é o adestramento, além de serem muito amáveis, carinhosos e ativos os Poodles são cãezinhos de companhia e ficar perto de seus donos é sempre a sua primeira opção.

Se você acha que os Poodles são preguiçosos e não gostam de praticar atividades físicas, você está muito enganado, eles adoram brincar e disposição para isso não os falta, eles adoram interagir com as pessoas e tambem com outros animais e seu esporte preferido é a natação, herança dos primeiros Poodles registrados na história. Na hora do banho não precisa se preocupar achando que ele irá fugir pra debaixo da cama com medo da água, pelo contrário o Poodle adora tomar banho e essa será a hora da bagunça entre você e ele, então se prepare!

Poodle Filhote

Bem estar do Poodle

Algumas raças foram feitas para morar do lado de fora de casa, mas a raça de cachorro Poodle não. Cães dessa raça não devem ser criados no quintal, o lugar ideal para eles é dentro de casa então se você pretende ter um cachorro Poodle é bom estar ciente de que ele dividirá os cômodos da casa com você e sua família (o que não é tão ruim assim). Os passeios ao ar livre devem ser uma rotina na vida desses animais, eles precisam se exercitar e como sua rotina baseia-se em  ficar entre quatro paredes a maioria do tempo, os passeios ajudam a aliviar um pouco o estresse e melhorar a qualidade de vida do Poodle.

Poodle Preto

Sua alimentação não é muito sofisticada, é necessário apenas uma ração de qualidade que tenha todas as vitaminas e minerais que um cão precisa, o que não é tão difícil hoje já que  existem diversas marcas que proporcionam isso com um valores bem acessiveis.

Um ultimo ponto importante que devemos levar em conta é a escovação dos pelos e a tosa desses cãezinhos, todos esses cuidados são de grande importância para que os Poodles tenham uma vida saudável.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o Poodle deixe seu comentário que teremos o prazer em respondê-lo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *