Pastor Australiano | Australian Shepherd


Apesar do seu nome ser Pastor Australiano (ou Australian Shepherd, como alguns o conhecem, ou então como Aussie, como alguns o apelidaram), essa raça de cachorro teve origem nos Estados Unidos e não na Austrália, como alguns pensam. Ele se originou na década da corrida do ouro, em 1840.

Essa raça foi projetada inicialmente para ser pastor de ovelhas (dai o nome shepherd, que do inglês significa pastor) e que inclusive continua a realizar essa tarefa até os dias de hoje. É um cachorro que possui muita energia, portanto, já saiba que se você tem intenção de possuir um, vai precisar usar um pouco do seu tempo para brincar com ele e intrete-lo.

Descrição

Embora o Pastor Australiano foi criado originalmente para ser pastor de ovelhas, isso não significa que você precisa ter um rebanho para ter um exemplar dessa raça. Porém, isso significa que essa raça é muito ativa e possui muita energia, e como tal, você deverá ajuda-lo a gastar toda essa energia de maneira sadia, com brincadeiras e atividades diárias.

Uma leve caminhada em volta do quarteirão ou um pequeno quintal não é o suficiente para faze-lo gastar suas energias. O correto é que pelo menos fique com ele entre 30 minutos a 60 minutos, pois com esse tempo será possível você ajuda-lo a canalizar toda sua energia da maneira correta. Um Pastor Australiano que não gasta suas energias acaba ficando chato, destrutivo e barulhento. Provavelmente ele vai querer pastorear crianças (seus filhos ou de seus vizinhos), ou então perseguir carros e animais.

Se você está interessando em um cachorro que compete em esportes caninos, com certeza essa raça é muito indicada para você. O Aussie é superior a diversos outras raças se falando em níveis de obediência, agilidade, flyball ou algo relacionado a pastoreio. Se falando de tarefas que pode realizar, ele consegue realizar praticamente todas, desde que seja treinado corretamente para tal. Mas as tarefas mais conhecidas que são empregadas para essa raça são cão guia, cão assistente, cão de policia, cão de busca e salvamento.


Como o Pastor Australiano foi criado para ser pastor de rebanho, ele passava muito tempo com a família e longe de outras pessoas. Por isso, é uma raça muito leal e fiel a seu dono, mas um pouco distante de pessoas que ele não conhece.

Se você é do tipo aventureiro, esse cão vai te ajudar a conseguir isso de maneira bem mais intensa. Ele será um excelente cão de companheira para todos os momentos e para a família inteira. Mas lembre-se: você deve ser ativo também, pois essa raça possui MUITA ENERGIA.

Pastor Australiano

História do Pastor Australiano

Embora seu nome seja Pastor Australiano (o que dá a entender que veio da Austrália), esse é um cão de origem americana. Foi criado originalmente para ser pastor dos fazendeiros do Oeste dos Estados Unidos, e que inclusive alguns ainda realizam essa tarefa nos dias de hoje.

Não se sabe exatamente quais são os ancestrais do Pastor Australiano, mas existem muitas teorias. Provavelmente entre seus ancestrais estão o Collie e os cachorros do tipo Pastor. Os criadores tiveram como objetivo principal criar um cachorro que fosse versátil para executar diversas tarefas, que fosse resistente e inteligente também.

Assim como diversos cachorros, o Pastor Australiano teve seu ápice de popularidade após a Segunda Guerra Mundial. Multidões em rodeios e shows de cavalos viam como esse cão era forte e resistente para trabalhar ao lado dos cowboys, e isso despertou o interesse na raça.

Personalidade e Temperamento do Pastor Australiano

Se você não tiver papel de liderança, quem o terá em sua casa será o cachorro, pois ele criado originalmente para ser agressivo com o rebanho. Portanto, você deverá ter voz ativa na casa e saber lidar exatamente com o seu cachorro. Pessoas tímidas geralmente não se dão muito bem com cães muito ativos.

Como a Raça Pastor Australiano se dá muito bem com a família mas não gosta muito de estranhos, é recomendável a socialização dele desde filhote. Essa socialização ocorre por expo-lo a diversos sons, visões e experiências diferentes, incluindo pessoas adultas e crianças, e até mesmo alguns outros animais.

Isso fará com que ele cresça um cachorro mais normal, que não corra atrás de crianças e que se dê melhor com desconhecidos.

Pastor Australiano com crianças e outros animais

Como já foi dito, pode ser que o Pastor Australiano entenda as crianças como um rebanho que ele deve pastorear. Portanto, você deverá ensina-lo desde cedo que isso não é permitido e que essa não é uma tarefa que ele deva fazer. Depois que aprender isso, ele terá excelente tratos com as crianças.

Porém, você deverá também ensinar as crianças e ficar de olho para que elas não façam nada da maneira errada. Por serem inocentes, algumas crianças podem acabar mexendo com o cachorro quando ele está dormindo ou então comendo, e isso pode deixar alguns cachorros bravos, independente da raça.

Ensine os seus filhos corretamente o que podem e o que não devem fazer, e fique sempre de olho. Nunca deixe o seu filho ou outra criança sozinha com o cachorro para que não ocorra nenhum tipo de problema.

Se dão bem com outros animais de estimação também, mas ensine-os também para entender que eles não são um rebanho mas sim companheiros da casa. Se ensinado corretamente, o Pastor Australiano se dá muito bem com crianças e qualquer animal de estimação.

Principais Destaques sobre a Raça

  • Você precisa dedicar entre 30 a 60 minutos diariamente para um Pastor Australiano se quiser que ele seja um cachorro feliz e que se dê bem com sua família. Essas atividades, você pode brincar de Frisbee, caminhada ou corrida, entre outras brincadeiras mais convencionais como pegar bola.
  • Se não ajuda-lo a gastar sua muita energia acumulada, provavelmente vai ser um cão barulhento e destrutivo.
  • Não é necessário um quintal gigantesco para ser um cachorro dessa raça. Porém, pelo menos um quintalzinho você deve ter, portanto, para apartamento esse não é um cachorro bom. Você pode escolher nesse link algumas raças de cachorros para apartamento.
  • Você precisa ter voz ativa e mostrar que em casa é você quem manda. Como esse é um cão que foi criado para ser feroz com o seu rebanho, se você se mostrar tímido e deixa o seu cão dominar você, provavelmente ele fará isso.
  • Será necessário uma escovação semanal do pelo e de vez em quando corta-lo também, para deixa-lo com uma aparência melhor e mais apresentável.
  • Não são cachorros para ficar preso no quintal ou no canil. Se dão bem transitando pela casa, mas você poderá muito bem ensina-lo a ficar fora de casa quando você ordenar ele. Com a porta aberta, ele irá te obedecer e ficará fora de casa, mas provavelmente ficará na porta, olhando para você.
  • É retraído com estranhos, portanto socializa-lo desde cedo fará com que ele cresça um cão saudável.

Pastor Australiano – Preço

O preço de uma raça diferencia muito de acordo com cada canil e com os ancestrais do cachorro. O preço do Pastor Australiano está em torno de R$ 2.500 a R$ 5.000. Você provavelmente encontrará bem mais barato do que isso, mas tenha cuidado a comprar de lugares não conhecidos.

Muitas pessoas pensam apenas em ganhar dinheiro e não tem qualquer linha de controle para desenvolver cães de qualidade e sadios. Se comprar de tais pessoas, provavelmente comprará um cão que poderá ter problemas no futuro, seja problemas de saúde ou de comportamento. Portanto, é melhor comprar o seu Pastor Australiano de um Canil Sério.

Conclusão

Ter um Pastor Australiano não é para qualquer um. É para quem tem ao menos 30 minutos por dia para ajuda-lo a gastar energia e inclusive tempo para treina-lo corretamente. Também são para famílias mais ativas e que não são tímidas, pois ele precisa de alguém para ordena-lo para fazer algo.

Se você tem alguma dúvida sobre essa raça, comente abaixo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *