Pastor Alemão


O Pastor Alemão é uma das raças de cachorros mais populares do mundo, e por uma boa razão. Ele é super inteligente e executa bem as tarefas que é designado para ele. É incrivelmente versátil, inteligente e corajoso.

Quando bem treinado e adestrado, consegue ser um excelente guia para deficientes, trabalhar com a policia ou no serviço militar, com busca e salvamento, detecção de drogas ou pessoas em desabamentos, competição de obediência canina, e inclusive ser um fiel companheiro.

Descrição do Pastor Alemão

Rin Tin Tin
Reprodução

O Pastor Alemão é uma das 10 raças de cachorros mais populares dos Estados Unidos e está também entre as mais listadas aqui no Brasil. Parte de sua fama está relacionado ao famoso Rin Tin Tin, que passou a aparecer em dezenas de filmes e recebia mais de 10 mil cartas semanais. Se não se recorda muito bem, veja a imagem ao lado.

Mas, embora ele tenha ficado reconhecido mundialmente por causa disso, sua fama principal está relacionado a qualidade com que executa suas tarefas, entre elas: guiar cegos, perseguir criminosos, encontrar drogas, serviço militar ou policia, ajudar os idosos ou doentes, e diversos outros serviços que se for bem adestrado, conseguirá executar com perfeição.


Embora o Pastor Alemão seja uma das raças preferidas de todo o mundo, pode ser que ele não seja a melhor raça para você. O Pastor Alemão necessita diariamente de exercícios pois como foi criado principalmente para o pastoreio durante o dia todo, é uma das raças com mais energia que existe. Se não gastar a energia em forma de exercícios e brincadeiras, provavelmente vai gastar essa mesma energia latindo ou fazendo bagunça. Portanto, possuir um cachorro Pastor Alemão vai precisar de tempo para ficar com ele.

O Pastor Alemão não foi criado para ser um cão de guarda, mas se for ensinado com certeza conseguirá executar muito bem essa função. Ele por natureza já vai desconfiar de algo quando for muito suspeito, e por ser um cachorro de porte grande e um bocão, as pessoas tendem a ter bastante medo.

Quando for comprar um Pastor Alemão, pergunte como é exatamente os pais dos filhotes. Provavelmente você conseguirá tirar algumas informações úteis, pois diferencia os filhotes de cada ninhada. Existem canis que criam para competição e outros que criam para executar tarefas, principalmente as listadas anteriormente. Se você precisa de um Pastor Alemão para dar assistência a um deficiente visual, com certeza será mais fácil adestrar um que vem de uma linhagem que já faz isso há algum tempo.

História do Pastor Alemão

Pastor Alemão
Picture by Pete Bellis / flickr

O Pastor Alemão é uma raça nova. Sua existência nos leva por volta de 1899, quando o Capitão da Cavalaria Alemã Max von Stephanitz criou uma raça alemã que seria um incomparável cão de pastoreio.

Séculos antes de Max von Stephanitiz chegar, os agricultores da Alemanha, assim como no resto da Europa, tinha cachorros para conduzir e proteger seus rebanhos. Alguns cachorros foram realmente notáveis em suas habilidades, e eles iriam viajar e tentar reproduzir com suas melhores cadelas. Mas uma coisa que von Stephanitz percebeu é que ninguém tinha desenvolvido cães de pastoreio  com uma raça distinta.

Em 1898 von Stephanitz saiu do serviço militar e começou algo que seria sua segunda maior paixão: experiências com criação de cachorros para conseguir criar um cão de pastoreio melhor. Ele estudou as técnicas britânicas de criação e viajou por toda Alemanha também participando de exposições e conhecendo várias raças de cachorro alemã de pastoreio.

Em 1899 voz Stephanitz visitou uma exposição de cães e viu um cachorro com aparência de um lobo. Comprou imediamente o cachorro que era chama de Hektor Linksrhein. Mais tarde mudou o nome dele para Horand v Grafeth, e começou a fundar uma raça a partir dos descendentes de Horand.

Embora sua intenção inicial fosse que essa raça serviço exclusivamente para o pastoreio, ele percebeu que a Alemanha aos poucos foi ficando mais industrializada, e que precisava mudar um pouco o foco do seu serviço. Com isso ele decidiu que o futuro dessa raça seria trabalhar no serviço militar e na policia.

Como ele já tinha amigos militares, ele conseguiu convencer o governo alemão a usar a raça na guerra. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão ajudou como um cão da Cruz Vermelha, mensageiro, salvador, guarda, ajudava na alimentação e servia como sentinela.

Embora eles fizeram um bom serviço na guerra, não foi apenas lá que eles ficaram famosos. Um soldado americano notou a sua inteligência e bravura e alguns desses cães foram para os Estados Unidos com soldados americanos.

Um desses Pastor Alemão era apenas um filhote de cinco dias ainda. O Cabo levou-o para casa, treinou-o corretamente e ele se tornou um dos cachorros mais famosos de Hollywood: Rin Tin Tin, que apareceu em 26 filmes e realmente ajudou a popularizar a Raça nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Adolf Hitler e Pastor Alemão
Reprodução

Mas como podemos na imagem ao lado, não foi apenas na Primeira Guerra Mundial que o Pastor Alemão teve destaque. Ao lado temos Adolf Hitler junto com um Pastor Alemão. Essa incrível raça sempre teve destaque nas forças militares e provavelmente sempre vai estar listadas como uma das melhores raças que executa com perfeição as tarefas que são designados para eles.

Personalidade do Pastor Alemão

O Pastor Alemão não é um cachorro agressivo. Ele é um cão reservado e que gosta de conhecer bem antes de se tornar amigo, mas depois que fiscaliza e vê que não tem nenhum perigo, ele vira um amigo leal.

Essa raça é totalmente versátil e consegue executar praticamente todas tarefas que lhe é ensinada, desde ajudar algum deficiente ou idoso até procurar vitimas de um terreno, ou encontrar drogas junto com os policiais.

Como foi uma raça que sempre esteve muito ligado aos seres humanos, o Pastor Alemão não é uma raça muito boa para se manter sozinho por vários períodos de tempo. Ele foi criado para ajudar o humano, e portanto ele precisa ter tarefas a realizar diariamente. Deixa-lo sozinho irá aborrece-lo e ele ficará entediado, e isso será facilmente percebido com latidos.

Portanto, saiba que essa raça possui muito energia e grande parte você deverá gastar diariamente. Como o Pastor Alemão foi desenvolvimento especialmente para ajudar o homem, além de ser muito inteligente, ele possui uma resistência incrível e muito energia. Essa energia deverá ser gasta diariamente através de exercícios físicos e mentais, entre 30 a 60 minutos por dia. Se não tem tempo para se dedicar ao seu Pastor Alemão, é melhor não escolher um cachorro dessa raça.

O Pastor Alemão gosta de mastigar e possui uma mandíbula realmente poderosa, que pode facilmente destruir objetos. Ao invés de deixa-lo fazer isso, compre brinquedos para ele e fiscalize diariamente para ver se o brinquedo ainda está inteiro e se não tem perigo dele conseguir tirar algum pedaço e acabou engolindo posteriormente.

Em relação a convivência com crianças, o Pastor Alemão é um cachorro que muito dificilmente irá atacar uma criança. Como ele foi criado para obedecer os seus donos, ele acaba protegendo as crianças ao invés de se irritar com elas.

Cachorro Pastor Alemão
Picture by Harold Meerveld / flickr

Mas como é um cachorro de porte grande, pode ser que ele acabe esbarrando e machucando-as sem ter intenção. Como é cachorro que possui o temperamento reservado, ele não será amigo de uma criança também logo que conhece-la, mas assim que começar a ter convivência, ele será gentil e não existirá problema algum.

Sobre convivência com outros animais, o Pastor Alemão pode sim viver de forma pacifica com outros animais ou cachorros de estimação, mas ele deverá ser treinado para isso também, para não ter problemas posteriores. A melhor maneira é que desde que o seu Pastor Alemão for um filhote, ele deverá estar exposto a diversas pessoas, animais, e experiências diferentes, e isso o transformará em um cão mais sociável e fácil de ter convivência com outras pessoas e animais.

Com uma personalidade incrível assim, será que é muito difícil ter um Pastor Alemão? Deixe o seu comentário se estiver pensando em comprar um ou se já possuir um em casa.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 pensamentos em “Pastor Alemão”

  1. É meu melhor amigo entre humanos e animais. Faço tudo por ele, ate mesmo entrego minha vida se for necessário. Quem pensar em ter um amigo como um pastor alemão ou qualquer outro animal, tenha em mente que você é o centro do universo dele é ele fará tudo por Vc! O mínimo que Vc deve fazer é se dedicar e ama lo o até o fim da vida dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *