Labrador Retriever


Labrador Preto
Picture by Eduardo Millo / flickr

O Labrador Retriever foi criado tanto para ser companheiro quanto para ser utilizado como cachorro ajudador no trabalho. O Labrador Retriever ficou conhecido por ajudar na pesca busando redes, recuperando peixes das águas frias do Atlântico Norte, e outras atividades envolvendo pesca. Nos dias atuais, o Labrador Retriever é tão amigo e trabalhador quanto nos tempos antigos, sendo a raça mais popular da América. Hoje é muito usado como cão para deficientes, busca e salvamento ou outros trabalhos que são necessários cachorros, além claro de ser um excelente amigo do seu dono e da família.

 

 

Labrador Branco
Picture by André Zehetbauer / flickr

Descrição do Labrador Retriever

De acordo com o American Kennel Club, o Labrador Retriever é considerado a raça de cachorro número um da América. Fotógrafos tiram fotos ou pessoas brincam com Labradores de vizinhos, mas pode ser que não sabe o nome da raça, por ser tão comum entre diversas casas.

O Labrador Retriever é atlético e musculo, e possui um forte físico para praticar atividades pesadas. Ele possui uma pelagem curta, o que facilita a manutenção. Ele é super inteligente, amigável e possuem muita energia. A devoção dessa raça ao ser humano vai mais longe ainda, pois eles vivem praticamente para servir as famílias, sendo considerado muitas vezes como os anjos da família.


Essa raça de cachorro teve como origem a ilha Terra Nova, na costa Atlântica no nordeste do Canadá. Foi criado inicialmente para ajudar os pescadores de lá a montarem as redes de pescas, buscar cordas, recuperar os peixes que escapavam das redes, e claro ser um excelente cão de família e amigo.

Atualmente é difícil utilizarem essa raça para trabalhos pesados como antigamente, sendo geralmente apenas um cachorro de família, que ama e é amado pelos seus donos.

Ele é tão amigo das pessoas, que tentar usa-lo como cão de guarda pode ser uma tragédia. Ao invés dele proteger com latidos sua residência, provavelmente ele vai abanar o rabo para pessoas estranhas, então ser cão de guarda não é o forte deles.

História do Labrador

O Labrador se originou na ilha de Terra Nova, na costa atlântica do nordeste do Canadá. Originalmente eram chamados de “Cachorro de Saint John” (Cachorro de São João), e serviu como companheiros e ajudantes dos pescadores locais a partir dos anos 1700.

Esses cachorros passavam seus dias trabalhando junto com seus donos, recuperando os peixes que escapavam das redes ou dos anzóis, ou ajudavam a puxar os barcos ou outra atividade que envolvesse entrar nas geladas águas.

Embora sua origem real é desconhecida, muitos acreditam que o cachorro Saint John veio do cruzamento do cachorro Terra Nova e outros pequenos cães de águas locais da época.

Alguns estrangeiros que estavam no local perceberam que esse cachorro realmente era muito útil e tinham muita energia e disposição, que então resolveram importar alguns Labradores para a Inglaterra, a fim de servir como cão de caça. O segundo conde de malmesbury foi um dos primeiros a ter esse cachorro por volta do ano de 1830, e o terceiro conde de Malmesbury foi a primeira pessoa a chama-lo de Labradores.

Labrador Retriever
Picture by André Zehetbauer / flickr

Mas, por incrível que pareça, embora atualmente o Labrador Retriever ser a raça mais popular e conhecida a américa, eles quase foram extintos na década de 1880, e a família Malmesbury e outros ingleses amantes da raça que foram os responsáveis por salvarem essa incrível raça. Na ilha de Terra Nova, a raça desapareceu por causa das restrições do governo e leis tributárias. Possuir um Labrador Retriever Fêmea era altamente tributado, então os filhotes fêmeas eram abatidos já quando nasciam.

Mas após a Segunda Guerra Mundial cresceu muito a popularidade da Raça Labrador Retriever, e em 1991 o American Kennel Club registrou o Labrador Retriever como o cachorro mais popular. Ele também está no topo da lista do Canadá e da Inglaterra.

Atualmente, o Labrador trabalha com detecção de drogas e explosivos, busca e salvamento, terapia, ajuda a deficientes visuais ou outros tipos de deficiências. Eles se destacam em várias competições caninas também, isso por que é um dos cachorros mais inteligentes e fáceis de treinar que existe.

Personalidade do Labrador Retriever

O Labrador tem fama de ser uma das raças mais animadas e brincalhonas que existem, e realmente isso é merecido. Ele ama agradar seus donos, é brincalhão e extrovertido, amigável com qualquer pessoa e inclusive com animais.

É muito inteligente, o que torna fácil adestrar um cachorro da raça Labrador Retriever. O treinamento dessa raça com certeza é necessário, pois essa é uma raça com muita energia para ser gasta, e esta deve ser gasta com exercícios físicos e mentais, e uma das melhores formas de se fazer isso é através do treinamento diário. Embora exista diferença entre cada cachorro, onde alguns podem ser mais barulhentos ou então mais descontraídos que os outros, no fim todos são verdadeiros amigos de toda a família.

Labrador Chocolate
Picture by Pete Markham / flickr

Principais Cuidados com o Labrador

Nós veremos agora os principais cuidados que se deve ter com o seu Labrador Retriever. Primeiramente, essa é uma raça de cachorro muito apegado a família, e definitivamente ele não é um cachorro para se viver no quintal. Se deixa-lo sozinho, provavelmente você irá deixar de só elogia-lo, pois ele começará a fazer bagunças como cavar, mastigar ou encontrar outras brincadeiras mais destrutivas para gastar sua energia.

Uma das melhores formas de saciar e gastar essa energia é por atividades diárias, cerca de 30 minutos. As mais comuns é algumas brincadeiras no parque, ou brincar de buscar, ou então uma caminhada tranquila admirando a paisagem. Quando brincam durante um tempo, pode se que ele esgote sua energia rapidamente. Se isso acontecer, force-o a brincar mais alguns minutinhos, nada exagerado. Isso vai deixa-lo mais tranquilo durante o dia.

Labrador Marrom
Picture by Ole.Pophal / flickr

Como o Labrador possui fama de ser um cachorro bem obediente e bonzinho, alguns proprietários pensam que ele não precisa de treinamento. Ledo engano. Eles precisam sim de treinamento para crescerem disciplinado e sejam um cão obediente. A própria raça já é conhecida pela sua obediência, mas isso deverá ser ensinado desde que o seu Labrador seja filhote.

Como todos os Labradores, o seu (ou quando comprar um) gostará de mastigar as coisas, e antes um brinquedo barato que você compre do que algum móvel da sua casa, concorda? Desde filhote, compre alguns brinquedos de morder que sejam duro e treino-o para morder apenas isso. Quando sair, deixe-o preso em um cercado principalmente se ele ainda é filhote e não tem muita noção do que você acha certa ou errado. Ele não é um cão de se deixar preso, mas quando isso é necessário e por pouco tempo, faça sem exitar. Mas lembre-se: pouco tempo.

Principais Destaques

  • O Labrador simplesmente ama comer e tendem a se tornarem obesos muito rápido. Limitar guloseimas, ajuda-lo a gastar energia diariamente e medir as refeições é o mínimo que você pode fazer para ajuda-lo nesse sentido. E isso envolve outras coisas também como meias, brinquedos e coisas parecidas.
  • O Labrador Retriever foi criado para trabalhos com humanos, então eles tem bastante energia. Eles precisam de ao menos 30 a 60 minutos de exercícios por dia. Sem esses exercícios, eles podem querer gastar a energia destruindo as coisas.
  • Embora os filhotes de labrador sejam extremamente energéticos, aos poucos que vão crescendo vão perdendo um pouco dessa energia, mas mesmo assim são bastante energéticos quando adultos. Se ver um filhote de labrador meio ‘louco’, pode ter certeza que ele aos poucos irá se tornando menos energético.
  • O preço do Labrador varia bastante pois cada canil cria-os para determinada tarefa. Por exemplo, alguns canis criando Labradores para servirem como ajudantes dos humanos, principalmente na questão de assistência a deficientes. Já outros criam para ser companheiro e amigo para a família em todo o momento. Saiba exatamente em qual canil comprar, e não compre o labrador de pessoas que apenas querem dinheiro. Embora o canil seja uma empresa e como qualquer empresa o dinheiro é muito importante, para eles os cachorros são mais do que apenas dinheiro, para eles é mais um membro que você vai ter em sua família e como tal precisam se adequar para você.

 

Depois dessas excelentes dicas que o site Raças de Cachorros deu, com certeza agora você vai conseguir comprar um Cachorro Labrador de acordo com suas necessidades. Ou talvez você já até possui, mas acabou caindo aqui no site pois gostaria de saber um pouco mais sobre essa incrível raça. Se você já tem ou se pretende comprar, deixe o seu comentário abaixo. É de extrema importância para nós e para os outros leitores.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *