Komodor, O Bob Marley Canino


Quando se olha pela primeira vez para um Komodor a confusão com um esfregão gigante é certa, já que cães dessa raça possuem pelagem extremamente grandes e sendo a mais pesada do mundo, são verdadeiras cordas que podem pesar ate 6 quilos , podendo chegar a ter duas mil cordas distribuidas pelo corpo.

Toda essa pelagem exótica e que lembra o cantor de reggae Bob Marley não é por falta de cuidado, pelo contrário é totalmente necessário, ou pelo menos foi. Quando o Komodor era utilizado para cuidar dos rebanhos na Hungria, sua pelagem ajudava na camuflagem entre as ovelhas e permitia a captura dos lobos que tentavam atacar o rebanho com um ataque surpresa.

Os relatos da existencia da raça Komodor vem de muitos anos atrás, aproximadamente 3 mil anos, quando o Rei da Babilônia  chamado Hamurabi mencionou o cão no código de Hamurabi ( uma série de leis) que tinha como objetivo ditar todos os aspectos de vida existentes. Muitos relacionam a raça Komodor ao estilo dreadlock, ligando-o principalmente ao icone desse movimento rastafari, o cantor Bob Marley.

Principais Características do Komodor

komodor

A marca registrada de cães da raça Komodor é o seu longo pelo branco que requer muitos cuidados e tempo pra isso. Quando uma pessoa escolher um Komodor, deve ter total consciência de que este é um cãozinho que requer muita atenção, principalmente na hora de cuidar dos longos pelos já que eles são como imãs para sujeira e insetos. Os pelos deles começam a crescer com dois anos de idade e ai não param mais.


Apesar de não parecer, o Komodor consegue enxergar muito bem, mesmo debaixo de toda aquela pelagem branca a única parte do corpo que conseguimos distinguir é o seu nariz ao centro do emaranhado de pelos.

Cães da raça Komodor precisam realizar exercícios diários, então quando você for pensar em ter um cãozinho dessa raça, lembre-se que você vai precisar sair pra brincar, correr, pular e fazer todos os exercícios que esse cãozinho tem direito. Um macho de Komodor pode chegar a no mínimo 70 cm e pesar de 50 a 60kg , já as fêmeas podem medir no mínimo 65 cm e pesar de 40 a 50kg e a pelagem é de cor Marfim originalmente, porém se não tiver cuidado com a higiene logo essa cor passará para um tom acinzentado e até mesmo negro.

Ele não é um bom vizinho, diga-se de passagem, então o habitat ideal para ele é em regiões rurais e com poucos vizinhos, mas calma ele não é um cão antisocial, ele apenas tem um extinto protetor e pessoas estranhas podem causar um certo desconforto e despertar o espírito caçador do Komodor.

A paciência desses cãozinhos também têm limites, eles adoram e são totalmente leais e protetores das crianças mas tem o seu limite para certas brincadeiras, então não abuse do bom humor dele.

A sua saúde também requer certos cuidados, pois eles possuem umas heranças genéticas da época de trabalhador rural o que afeta principalmente a área da saúde.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse cãozinho cabeludo ou se você gostaria de deixar sua opinião sobre essa raça, pode usar a caixa de comentários abaixo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *