Dachshund, Teckel, Basset ou Salsicha


Dachshund, Teckel ou Salsicha saiba tudo sobre esses compactos cachorrinhos.

Naturais da Alemanha os Dachshund eram cães utilizados para caçar animais que se escondiam nos buracos ou tocas, como por exemplo os texugos e os coelhos. Você pode conhecer esse cãozinho não pelo nome de Dachshund  mas sim como Teckel que significam exatamente a mesma coisa, cão texugo,  ou então como Salsicha ou Linguiça sendo estes mais populares aqui no Brasil. Ele possuí esses apelidos carinhosos porque têm uma característica diferente das demais raças, possuí uma longa coluna e as pernas achatadinhas, lembrando muito o formato de uma salsicha ou então uma linguiça.

Dachshund
Picture by harperlauren / flickr

Diversão, bagunça e atenção definem exatamente essa raça, os Dachshund possuem uma energia de dar inveja, não param um minuto se quer e qualquer barulho seja lá do que for, eles levantam as orelhas e já estão prontos para atacar. Calma quando eu digo atacar não é no sentido de ser um cão violento, mas o ataque pode vim em forma de lambidas, carinhos e mordidas de amor. Mas se ele se sentir ameaçado não pense que sua primeira reação será colocar o rabinho entre as pernas e correr para debaixo da cama, pelo contrário o Salsicha enfretará o adversário com unhas e dentes e muita braveza, independente se o adversário tiver o triplo do seu tamanho.

Características físicas dos Dachshund

Eles são os típicos baixinhos e invocados, os cães da raça Dachshund possuem patas curtas e uma coluna muito longa, além das orelhas caidinhas que dão à ele um ar de fofura extrema, principalmente quando querem alguma coisa. Existem diversas variações dessa raça sendo estas a pelagem, coloração e tamanho.

Os Dachshund possuem três tipos de pelagem, sendo eles os de pelo curto, pelo duro e pelo longo. O tipo mais antigo e popular são os de pelo curto, foram eles que deram origem as demais variações dos Dachshund.


Em relação as cores, uma vantagem do Dachshund é que existem diversas colorações entre eles, as mais populares são a preto canela e a vermelha, sendo que esta se divide em diversos tons,  existem tambem os de coloração mistas que podem misturar mais de uma cor em um mesmo cãozinho, dando a eles um charme único.

Já em tamanho eles são classificados como Standart e miniatura. A forma de definir esses tamanhos nos Dachshund é diferente do que estamos acostumados,  pois ela é feita de acordo com perímetro toráxico do animal, os Standart possuem perímetro acima de 35cm já os minuaturas possuem entre 30cm e 35cm.

Características comportamentais

Esses pequenos são como crianças na flor da idade, querem desvendar o mundo, tem energia que não acaba nunca, sempre estão atentos a tudo em sua volta e principalmente são muito apegados aos donos.

Os Dachshund possuem um comportamento super fácil de conviver, apesar de serem bagunceiros eles tambem são muito inteligentes e aprendem rápido tudo aquilo que lhe for ensinado, principalmente o lugar onde se deve fazer o xixi,  e alegria é seu sobrenome. Um ponto importante dessa raça é que eles são muito perceptíveis a qualquer ruído, entrando em estado de alerta sempre que se sentirem ameaçados, ou então quando ouvirem um barulho que não estão acostumados, e não pense que só porque ele é pequeno ele não vá pra cima da ameaça porque é aí que você se engana, os Dachshund não tem medo de grandalhões e muito menos de cara feia.

Um outro ponto positivo dessa raça é que eles podem ser criados em apartamentos porque são pequenos e compactos e consequentemente se dão super bem em lugares pequenos, mas tambem adoram sair por ai correndo e uma brincadeira de pega-pega pra eles é a mesma coisa que dar um doce para uma criança. Então se você tem crianças ou então tem energia para encarar essas ferinhas, eles são uma ótima escolha como companheiro.

Cuidados básico para que seu  Dachshund tenha uma vida saúdavel

Um dos poucos cuidados que se deve ter com um Salsicha é com sua coluna, por ela ser muito longa e eles possuirem patas pequenas o risco de lesionar é muito grande (inclusive eles podem ter ate hernia de disco), e atividades como subir escadas, subir em camas ou sofás devem ser evitadas para esses cãezinhos, o ideal é não ensiná-los a fazer isso e providenciar uma caminha ao lado da sua para que eles não se sintam rejeitados e ainda assim previnir lesões que podem ser muito graves.

Além disso deve-se ter cuidado com a sua alimentação, os Basset Dachshund (como também são chamados) são cãezinhos famintos e se você oferecer  comida 10 vezes ao dia eles nunca vão negar,  então cuidado. Por causa da coluna comprida ter um peso muito elevado pode causar problemas sérios.

Esses são os únicos cuidados “extras” que a Raça Dachshund exige, do resto é aquilo que sempre falamos aqui, dar muito carinho, levar ao veterinário periodicamente, passear para que eles não se tornem cãezinhos preguiçosos e sempre ficar atento aos sinais de que alguma coisa está errada. E a melhor parte em se ter um cão é contar com a sua lealdade e amizade verdadeira.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre os Dachshund deixe seu comentário abaixo que responderemos com muito prazer.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (10 votes, average: 3,40 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *