As verdades e mitos sobre a raça da língua azul
Quem nunca ouviu falar do cão da língua azul? Da juba de leão e carinha de urso? Essa raça de cachorro é o Chow Chow e vem conquistando cada vez mais espaço nas casas dos brasileiros.
Com possível origem na Mongólia, o Chow Chow já foi considerado ótimo cão de guarda e de caça na China. Infelizmente, essa adorável raça também já serviu de fonte de alimento e sua pelagem, de vestimenta. Com o tempo a raça caminhou rumo ao Ocidente e chegou para conquistar os corações de quem gosta de lealdade, proteção e afeição.
Temperamento da Raça
O Chow Chow ficou com uma fama de ser uma raça com pouca tolerância em relação a outros cachorros e à estranhos. Porém isso é MITO. O Chow Chow é um cão independente, porém calmo e sociável (se criado em meio a pessoas e com passeios frequentes).
Além da lealdade, a raça é bastante apegada com o ambiente em que vive e seus donos. O ciúme é recorrente, mas o Chow Chow raramente ataca – a não ser que seja provocado. Pode-se dizer que é uma raça de cachorro desconfiada. Quando criado com outros cachorros o Chow Chow se torna protetor fiel dos companheiros.
Lembre-se: qualquer cachorro pode ser dócil, desde que cuidado e educado para tal.
Características físicas da Raça Chow Chow
Segundo o livro Os cães de David Taylor os machos podem variar de 48 a 56 cm, enquanto as fêmeas podem variar de 46 a 51 cm. São cachorros de pelagem cheia e densa, por isso podem sofrer um pouco em regiões com temperaturas elevadas. Ainda segundo o livro, o Chow Chow pode apresentar as cores “preto, o azul, o creme, o branco, o vermelho ou o castanho-claro” (TAYLOR, p.124).
Curiosidades
Apesar de ser um cachorro independente, o Chow Chow é amável e quando quer carinho não hesita em ir até o dono para oferecer a pata, lamber ou chamar a atenção de alguma maneira.
Nem todo Chow Chow apresenta a língua azul. Alguns podem ter língua preta ou violeta escura. Há quem diga que os cães que apresentaram manchas rosadas na língua não são puros, porém isso é MITO.
Com o sucesso do cão no Brasil e em outros países tropicais, as linhagens da raça começaram a apresentar mudanças como pelos menos densos e espessos.
Saúde do Chow Chow
Displasia:
O que é? Má formação das articulações dos cotovelos ou da região coxo-femural (bacia).
Quais são os sintomas? Se o cachorro estiver mancando, passando muito tempo sentado e deitado ou coçando incessantemente uma região, é indicado que o dono leve ao veterinário para tirar uma radiografia.
Como evitar a evolução? É importante manter o filhote longe de pisos lisos e com uma alimentação balanceada, já que o sobrepeso está diretamente ligado ao funcionamento das articulações.
Como tratar? A Displasia apresenta diversos graus. Um caso de grau leve pode ser tratado com remédios para dor ou acupuntura. Já um grau severo pode ser tratado com procedimento cirúrgico junto com o tratamento de remédios.
Problemas de pele:
O que é? Feridas que aparecem pelo corpo.
Quais são os sintomas? Queda de pelos e coceira intensa.
Como evitar? O Chow Chow, como já foi dito, é uma raça com pelagem densa e espessa. Em épocas de calor excessivo as regiões da cauda e costas podem sofrer. A tosa é uma boa solução para o problema.
Como tratar? Caso o problema seja percebido no início é possível tosar apenas a região afetada, impedindo que ela fique abafada. Caso as feridas estejam em diversas regiões ou mais profundas é recomendável tosar todo o cão e tratar com pomadas cicatrizantes.
Bibliografia
TAYLOR, David. Os Cães. Trad. Sérgio Azevedo Pereira. São Paulo: Melhoramentos, 2006.
Artigo muito bom correspondendo a realidade do cão..A única ressalva que faço é que o meu foi muito bravo com pessoas de fora chegando a morder pessoas e de forma traiçoeira por traz.Mas é uma raça Maravilhosa.
porque todo mundo tem medo do chow chow eu fiquei tao triste a vizinha falando mal porque eu tenho um ele só dócil procurando carinho.
ele serve como cao de guarda ?
Olá madei tosar meu chow chow eo pêlos não estão mais crescendo vcs tem alguma dica de medicamentos ou tratamento?
Pela experiência que tenho com o meu, é uma raça amorosa, fiel e protetora porém, muito sistemática. É impressindível informar as visitas para não passarem a mão e nem agir de intimiidade com eles, se respeitarem o espaço deles eu garanto!, Ele não invade o seu! Ele só reage se for agredido ou se insistir naquilo que ele não quer. Só precisam ser respeitados e tratados com amor.São incríveis!😍 Passeio com o meu 2 vezes por dia e dou e recebo muito carinho