Chow Chow


Chow Chow

As verdades e mitos sobre a raça da língua azul

Quem nunca ouviu falar do cão da língua azul? Da juba de leão e carinha de urso? Essa raça de cachorro é o Chow Chow e vem conquistando cada vez mais espaço nas casas dos brasileiros.

Com possível origem na Mongólia, o Chow Chow já foi considerado ótimo cão de guarda e de caça na China. Infelizmente, essa adorável raça também já serviu de fonte de alimento e sua pelagem, de vestimenta. Com o tempo a raça caminhou rumo ao Ocidente e chegou para conquistar os corações de quem gosta de lealdade, proteção  e afeição.

Temperamento da Raça

O Chow Chow ficou com uma fama de ser uma raça com pouca tolerância em relação a outros cachorros e à estranhos. Porém isso é MITO. O Chow Chow é um cão independente, porém calmo e sociável (se criado em meio a pessoas e com passeios frequentes).

 

Chow Chow Filhote

Além da lealdade, a raça é bastante apegada com o ambiente em que vive e seus donos. O ciúme é recorrente, mas o Chow Chow raramente ataca – a não ser que seja provocado. Pode-se dizer que é uma raça de cachorro desconfiada. Quando criado com outros cachorros o Chow Chow se torna protetor fiel dos companheiros.


Lembre-se: qualquer cachorro pode ser dócil, desde que cuidado e educado para tal.

Características físicas da Raça Chow Chow

Segundo o livro Os cães de David Taylor os machos podem variar de 48 a 56 cm, enquanto as fêmeas podem variar de 46 a 51 cm. São cachorros de pelagem cheia e densa, por isso podem sofrer um pouco em regiões com temperaturas elevadas. Ainda segundo o livro, o Chow Chow pode apresentar as cores “preto, o azul, o creme, o branco, o vermelho ou o castanho-claro” (TAYLOR, p.124).

Curiosidades

Apesar de ser um cachorro independente, o Chow Chow é amável e quando quer carinho não hesita em ir até o dono para oferecer a pata, lamber ou chamar a atenção de alguma maneira.

Nem todo Chow Chow apresenta a língua azul. Alguns podem ter língua preta ou violeta escura. Há quem diga que os cães que apresentaram manchas rosadas na língua não são puros, porém isso é MITO.

Com o sucesso do cão no Brasil e em outros países tropicais, as linhagens da raça começaram a apresentar mudanças como pelos menos densos e espessos.

Saúde do Chow Chow

Displasia:

O que é? Má formação das articulações dos cotovelos ou da região coxo-femural (bacia).

Quais são os sintomas? Se o cachorro estiver mancando, passando muito tempo sentado e deitado ou coçando incessantemente uma região, é indicado que o dono leve ao veterinário para tirar uma radiografia.

Como evitar a evolução? É importante manter o filhote longe de pisos lisos e com uma alimentação balanceada, já que o sobrepeso está diretamente ligado ao funcionamento das articulações.

Como tratar? A Displasia apresenta diversos graus. Um caso de grau leve pode ser tratado com remédios para dor ou acupuntura. Já um grau severo pode ser tratado com procedimento cirúrgico junto com o tratamento de remédios.

Problemas de pele:

O que é? Feridas que aparecem pelo corpo.

Quais são os sintomas? Queda de pelos e coceira intensa.

Como evitar? O Chow Chow, como já foi dito, é uma raça com pelagem densa e espessa. Em épocas de calor excessivo as regiões da cauda e costas podem sofrer. A tosa é uma boa solução para o problema.

Como tratar? Caso o problema seja percebido no início é possível tosar apenas a região afetada, impedindo que ela fique abafada. Caso as feridas estejam em diversas regiões ou mais profundas é recomendável tosar todo o cão e tratar com pomadas cicatrizantes.

 

Bibliografia

TAYLOR, David. Os Cães. Trad. Sérgio Azevedo Pereira. São Paulo: Melhoramentos, 2006.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 2,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *