Chihuahua – O pequeno grande companheiro


Esse pequeno cãozinho tem origens mexicanas e o nome Chihuahua é uma homenagem a cidade onde foram encontrados os primeiros animais da raça. Há relatos de que o Chihuahua era um cão sagrado para os Astecas, que viviam na região do México na época. Porém no Egito,  lá do outro lado do mundo, foram encontrados esqueletos de cãos mumificados com as mesmas caracteristicas do Chihuahua, que no caso possuem tamanho pequeno e cabeça em forma de maçã.

O Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo e também o mais companheiro de todos, além disso ele é extremamente afetuoso, inteligente e possessivo  pelos donos, são vistos por muitos como um cachorro de colo e por incrível que pareça eles são otimos cães de alertas, mesmo que seja em miniatura.

No ínicio da sua popularização pelo mundo, o Chihuahua era um cachorro da nobreza e quem tinha um poder aquisitivo elevado sempre levava um Chihuahua debaixo do braço para impor a sociedade o seu poder.

O perfil de um Chihuahua

Chihuahua

Os cães da raça Chihuahua são de fato muito pequenos, seu tamanho varia de 16 a 20 centímetros  possuem dois tipos de pelagem, os curtos e os longos sendo este um pouco maiores, e a coloração pode chegar ate 56 cores diferentes então opção não falta, o peso do Chihuahua podem chegar ate 3 kg na fase adulta.


A procura por este cãozinho começou a crescer justamente pelo seu tamanho compacto,  que seria o ideal para que quer criar um cachorro dentro de apartamento, por exemplo, um outro aspecto que aumentou a procura dessa raça é a fácil locomoção em caso de viagens.

A alimentação do Chihuahua não é muito complicada, pelo contrário é muito fácil, basta ser composta por uma ração de qualidade e sem muito excesso para que o cãozinho não engorde excessivamente e não é permitido em nenhuma ocasião que se alimente o Chihuahua com doces, salgadinhos ou qualquer outro alimento que não seja a ração (assim como qualquer outra raça).

Além de tudo isso o Chihuahua ainda possui uma longa vida canina e estará ao seu lado por um bom tempo. A popularidade dos Chihuahuas no Brasil iniciou-se por volta de 30 anos atrás, onde o cãozinho começou a encantar os brasileiros e continua a fazer isso até hoje. Esses pequenos são extremamente ciumentos e se algum desconhecido chegar perto de seu protetor ele não pensa duas vezes e dispara contra sua ameaça.

Chihuahua de Pelo Curto

Ele é uma otima opção para idosos que possuem poucou espaço e querem uma compania dentro de casa, os Chihuahuas adoram ficar sentados ao lado do seu dono por horas assistindo o seu programa preferido.

Chihuahua X Pinscher

Quando temos um Chihuahua e um Pinscher no mesmo local você deve se confundir, quem é quem, certo?  Mas calma você não está completamente errado,  80% das pessoas acreditam que eles são da mesma raça ou então que são o mesmo cachorro. Apesar de algumas semelhanças, eles não são parentes e muito menos pertencem a mesma raça. Uma das diferenças entre eles é no valor, o Chihuahua tem um valor um pouco mais elevado que os Pinscher, outra caracteristica é sobre o perfil das raças , os Chihuahua é mais calmo, mais na dele, já os Pinscher são cães de alerta e barulhentos (muito barulhentos). Então não se engane o Chihuahua é um e o Pinscher é outro. Porém ambos são otimas opções para quem quer um cãozinho pequeno e que adora ter um colinho sempre a disposição .

Se você gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida deixe seu comentário , será um prazer responde-lo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Chihuahua – O pequeno grande companheiro”

  1. Trabalho fora e precisaria deixar o chiuaua de 4-5 horas só, por isso antes de adquirir pensei em ter ligo 2 para não se sentirem só. Será que é uma boa alternativa ou mesmo assim se sentiriam só?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *