Bullmastiff


Depois da segunda metade do século XIX, os fazendeiros e moradores de áreas rurais começaram a desenvolver uma nova raça de cachorro para proteger suas propriedades de ladroes e caçadores que constantemente invadiam suas propriedades.

Na época não existi raças que conseguisse executar a tarefa de afasta-los com eficácia e como eles tinham essa necessidade enorme, começaram a fazer testes para conseguir criar um cachorro novo, que ao mesmo tempo que fosse silencioso e valente, também tivesse um corpo estruturalmente forte e resistente.

Uma outra características que os fazendeiros queriam também era que o Bullmastiff fosse independente, e não fosse necessário que os donos ficassem junto deles, pois eles tinham que afastar os intrusos em momentos que os donos não estavam presentes, e não na hora que estivessem, pois se não eles mesmo afastariam os intrusos. Portanto, a raça que estavam criando não devia de forma alguma ser muito apegado e grudento ao dono ao ponto de querer apenas ficar com ele.

Diversos testes foram feitos, mas o único que resultou em filhotes de qualidade e que serviram para os seus propósitos veio a partir do acasalamento do Buldogue e do Masttif Inglês. Esse teste resultou em um cachorro um pouco menor que o Mastiff Inglês mas ao mesmo tempo forte e bastante valente, mas ele também era muito robusto e rápido, devido ao fato de ter herdado isso do Buldogue.

Embora eles tenham gasto muita energia e tempo para conseguir atingir seus objetivos, foi apenas em 1924 que o The Kennel Club (TKC) realmente reconheceu o Bullmastiff como uma raça. Mas mesmo com esse reconhecimento, eles não gostavam muito de exportar o Bullmastiff, e por isso controlavam isso muito bem. Geralmente apenas cães estéreis eram exportados.


bullmastiff

Mas a partir da Segunda Guerra Mundial, e com a raça firmemente estabelecida na Inglaterra, eles começaram a exportar a raça para outros países. Tanto que logo após 7 anos, em 1931, o Bullmastiff já foi reconhecido pelo American Kennel Club, nos Estados Unidos, como uma raça oficial.

Aqui no Brasil, embora tenha registros de cães estéreis por volta de 1940, foi somente após os anos 80 que a raça começou a ser criada de forma organizada e em maior escala.

Personalidade do Bullmastiff

Como foi criado para ser um cão de guarda e sua principal função era expulsar caçadores e ladrões, ele é um cão extremamente silencioso. Não late por qualquer motivo, sendo bem silencioso mesmo.

O Bullmastiff é um cachorro de porte grande, tendo em média os machos de 64 a 69cm e as fêmeas 61 a 66cm e pensando os machos de 50 a 59cm e as fêmeas de 41 a 50kg. Por causa do seu porte grande, deve se tomar cuidado com obesidade, pois por padrão já é um cão grande e robusto, portanto caminhadas leves diárias, em poucos minutos já irá ajuda-lo a gastar um pouco de energia e se manter mais disposto também no decorrer do dia, tanto você quanto o seu cachorro.

Embora ele tenha sido criado para expulsar os ladrões e caçadores e geralmente não ficava a todo o momento com o seu dono, o Bullmastiff não é uma raça que pode ser mantido longe do dono por muito tempo. Ele suporta normalmente algum tempo longe, mas é importante que não fique longe dele por longos períodos. Ele também não é um cachorro para se viver do lado de fora de casa, seja em um jardim ou em um canil. Você deverá deixa-lo solto, e se for prende-lo por algum motivo, que seja por apenas pouco tempo.

Se você tem outros cachorros ou criança, então o Bullmastiff acaba de ganhar um ponto positivo. Ele se dá bem crianças e também com outros cachorros. Mas como ele é um cachorro de porte grande, tem que se levar em conta várias coisas.

Por exemplo, se você já tem um cachorro e ele for um pouco bravo, pode ser que ele não se dê bem com o Filhote Bullmastiff. E se você tiver um Bullmastiff e quiser arrumar outro filhote da mesma raça ou não, deverá levar em conta também como o seu se trata em relação a outros cachorros.

Já em relação a crianças, por ser um cachorro resistente e grande e que dificilmente se irrita, ele consegue aturar bem as brincadeiras das crianças, mesmo as mais sem graças como puxar o rabo e a orelha. Porém, você nunca deverá deixar qualquer raça de cachorro sozinha com seus filhos, mesmo que você confie em seu cachorro. Portanto, é uma raça super indicada para crianças, mas sozinho em casa sem a supervisão de algum adulto, jamais. E isso não é somente para o Bullmastiff, é para qualquer raça de cachorro.

Cachorro Bullmastiff
Picture by Eran Finkle / Flickr

Preço do Bullmastiff

Os preços de cachorros variam muito pois depende bastante da qualidade dos pais ou avós da ninhada e se já foram campeões. Para um Canil conhecido e dedicado exclusivamente a essa raça, o preço pode variar em média de 2.500 a 4.500.

Provavelmente você encontrará algum filhote de Bullmastiff sendo vendido por muito menos do que isso em sites de classificados ou petshops. Porém, comprar cachorros desses lugares muitas vezes somente irá te trazer problemas. Enquanto os canis pensam em produzir animais de qualidade, pessoas produzem cachorros de raça apenas com o proposito de vender, e o seu objetivo é o dinheiro e não a qualidade que ele vai ter.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

1 pensamento em “Bullmastiff”

  1. O Bullmastiff e um cao que tem grandes propensoes a displasias de anca, e por isso e importante se evitar exercicios em excesso ate que eles atinjam dois anos de idade. E muito comum se encontrar tumores e tambem problemas oculares neste cao, uma das grandes preocupacoes dos criadores desta raca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *