Buldogue Campeiro


O Buldogue Campeiro ou Bulldog Campeiro é uma raça de cachorro que surgiu a partir da raça já extinta Buldogue Inglês. O Buldogue Campeiro surgiu no Brasil, sendo sua principal função de ajudar os peões da região sul e centro-oeste a ajudar com os gados. Como foi criado aqui no Brasil, ele está bem adaptado as culturas e clima do país, então pode se dizer que é um dos melhores cachorros para desempenhar essa função aqui.

Até o final da década de 60, o Buldogue Campeiro foi muito popular, principalmente no Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil. Ele ajudava principalmente como cão boiadeiro em fazendas e / ou matadouros, capturando e dominando o gado que havia desgarrado do grupo, ou então os gados mais ariscos.

Na década de 70 esteve próximo a extinção por causa das novas leis e medidas sanitárias que surgiram na época. Mas graças ao cinófilo Ralf Schein Bender que fez um duro trabalho de resgate da raça, o Buldogue Campeiro não foi extinto e é considerado um dos melhores cachorros para ajudar no trabalho aqui em nossa região.

buldogue campeiro

Personalidade do Buldogue Campeiro

O Buldogue Campeiro destaca-se pelo amor as pessoas e principalmente ao seu dono, e por causa disso as vezes pode ser um pouco ciumento. Se adapta muito bem com pessoas novas, porém pode ser um pouco desconfiado no começo, mas assim que descobre que não tem por que ficar desconfiado, vira um verdadeiro amigo.


Embora seja grande e rustico, é muito afetuoso com crianças, e graças ao seu tamanho é um ótimo guardião também.

Embora seja um pouco desconfiado com estranhos, dificilmente irá latir sem necessidade. Por ser um cachorro de porte físico forte, ele necessita de exercícios diários, principalmente se não morar em propriedades rurais ou se não executam a sua principal função que é ajudar os peões no tratamento com os gados.

Aparência do Buldogue Campeiro

O Buldogue Campeiro é um cão bem robusto e bem atarracado, ou seja, é um pouco pesado para a sua altura. Possui o corpo com um formato quase quadrado e a constituição do seu corpo é larga, mostrando assim que é bem musculoso, com ossos fortes. Também possui uma cabeça um pouco larga.

Seu focinho é curto, orelhas pequenas e pendentes, que ficam no alto das cabeças voltadas para trás. A cauda é preferencialmente torta e curta. Possui o pelo liso e curto, e todas as cores para essa raça são aceitas. Um dos mais bonitos é o Buldogue Campeiro Branco, porém para trabalho isso desfavorece bastante.

Seu tamanho é de 48 a 58 cm e pesa em média de 35 a 45 kg. Como pode ver, para o seu tamanho, ele pesa até que bastante, mas isso é devido ao seu porte físico largo e forte, e não por obesidade, embora a obesidade deva ser de responsabilidade de cada dono cuidar do seu cão.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *