Border Collie


O Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo, de acordo com o livro “A Inteligência dos Cães”. Ele executa com eficácia as tarefas que lhe é passada e é uma raça muito fácil de ser treinada e adestrada, mesmo que seja ensinado comandos e habilidades diversas.

Border Collie
Picture by Stephen Routh / flickr

O Border Collie participa frequentemente de competições caninas, como a competição Agility, que é uma competição que exige muito concentração e agilidade dos cachorros. Ele executa com perfeição as tarefas que lhe é ensinado, inclusive nessas competições de Agility o Border Collie de tão inteligente compete em uma categoria especial.

História do Border Collie

O Border Collie é uma raça antiga que era utilizada principalmente para ajudar a proteger o rebanho de ovelhas no lugar que hoje é conhecido como Grã Betanha. No país de fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, essa raça acabou se tornando um dos bens mais valiosos que um pastor podia ter.

Esses cães de pastoreio ficaram conhecidos em suas regiões por diferentes nomes, de acordo com o terreno ou trabalho da região, sendo que eram conhecidos como Welsh Sheepdogs, Northern Sheepdogs, Highland Collies e Scotch Collies. O nome Border Collie espelha sua herança escocesa, pois a palavra collie é derivada da língua escocesa e se refere a cães pastores.


Border Collie Cão de Pastoreio
Picture by Arbutus / flickr

Em 1860 essa raça foi mostrado no segundo show canino realizado na Inglaterra. A Rainha Vitória viu um cachorro dessa raça na viagem que realizou a Balmoral e gostou da raça.

O RJ Lloyd Price foi o responsável por começar ensinar essa raça. Em 1876 ele trouxe 100 exemplares ao palácio de Alexandra, em Londres, para uma demonstração. Os amantes de cães simplesmente se surpreenderam e se espantaram que com apenas alguns sinais de mão e assobios os treinadores ajudavam o cachorro a executar a tarefa.

Hoje ele é muito mais do que somente um cão de pastoreio. Além de ser um cachorro para família e executar as tarefas com perfeição, participa constantemente de shows e eventos caninos que envolvem executar tarefas que exigem bastante aprendizado e concentração. O Border Collie foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1 de Outubro de 1995.

Border Collie – Personalidade e Descrição da Raça

De uma maneira fácil de explicar, considere o Border Collie como um dínamo, ou seja, é uma raça que não tem fim sua energia. Como foi criado inicialmente para pastoreio de ovelhas, isso exigia dele correr e trabalhar praticamente o dia todo, então realmente ele tem muita energia.

É uma das raças mais inteligentes que existe no mundo e ele consegue aprender comandos bem rápido, as vezes tão rápido que se torna um desafio tentar não deixa-lo entediado. É uma raça alegre, com bastante energia, trabalhador e que sempre está alerta.

Além disso, o Border Collie é uma raça que repara muito bem tudo o que o seu adestrador faz, então a partir de um apito um profissional consegue aprimorar suas técnicas de treinamento dessa raça e chama-lo a atenção sempre que preciso.

O Border Collie é bem leal ao seu dono e executará as tarefas que lhe for ordenado, mas para tarefas como cão de guarda ou se precisar defender propriedades existem outras raças que conseguem fazer isso melhor. Embora seja muito amigo do seu dono, pode ser um pouco reservado para com pessoas que ainda não conheça.

Como é muito inteligente, você poderá começar adestrar o seu filhote Border Collie desde que ele for bem novo, não precisa esperar ele atingir alguma certa idade. Em pouco tempo de treinamento já é possível reparar a inteligência e como ele aprende rápido sobre tudo.

Não existe problema algum em se ter um Border Collie caso tenha várias pessoas na família ou outros animais em casa. Ele convive tranquilamente com outros animais de estimação, podendo estes ser cachorros, gatos ou inclusive outros animais. Porém, deve se ficar de olho neles, principalmente nos primeiros dias de convivência para saber se não existirá problema de colocarem juntos.

Border Collie para Pastoreio
Picture by SheltieBoy / Flickr

Como já comentado, o Border Collie por possui muita energia e não é definitivamente um cachorro para se viver em apartamentos. Ele precisa de exercícios diários para estimular tanto a sua mente como o seu corpo, e que ajude a gastar uma parte dessa energia diária. É recomendável que se tenha um espaço razoável de quintal em casa para que ele possa praticar algum exercício em casa, além de claro pequenas caminhas ou brincadeiras que poderão acontecer no parque próximo de sua casa.

O recomendado é de pelo menos 30 minutos a 60 minutos diários, sendo que esse tempo pode variar de acordo com o seu tempo disponível também. O Border Collie precisa da atenção do seu dono, portanto será primordial que você sempre participe das atividades e de atenção para ele nesse período de exercícios diários. Brincadeiras como frisbee ou bola é algo que ele gosta muito, e é fácil de ensina-lo, portanto já fica a dica.

Vídeos de Border Collie

Abaixo segue três vídeos de Border Collie adestrado e bem treinado. Como você pode ver, eles executam com perfeição cada comando que lhes é passado.

 

 

Mesmo o cachorro desse video abaixo que ainda é um Filhote Border Collie consegue executar com perfeição (ou quase totalmente perfeito) os comandos que lhe foi ensinado. Desde filhote tudo que você ensinar ele irá aprender, de forma rápida e fácil, sem você precisar se desgastar para fazer isso.

 

É simplesmente sensacional um cachorro dessa raça. O que você achou? Deixe o seu comentário abaixo.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *