Bernese


Bernese , o cão trabalhador

Original da Suiça o Bernese (que faz parte do grupo dos cães montanheises Suiços) era um cão muito trabalhador e ajudava nos serviços diarios dos camponeses da região. Seu verdadeiro nome é Bernese Mountain Dog, nome este dado porque os primeiros cães da raça foram encontrados na colinas de Berna na Suiça, logo foi apelidado de Bernese e é chamado assim desde então.

Bernese

Esta raça possui um passado muito curioso, e claro, muito interessante. Há muito tempo atrás quando os camponeses encontraram as primeiras raças de Berneses logo os colocou ao trabalho, como uma forma de ajudar nos afazeres diarios. Com isso os Berneses se tornaram cães de pastoreiro que cuidavam dos rebanhos , cães de tração e também como cães de carga de leite, que levavam os galões de leite das fazendas até as queijarias e por este motivo ficou conhecido como cão queijeiro na região. Com os avanções das tecnologias o trabalho que antes era exercido pelo Bernese começou a ser substituido e com isso o risco da sua extinção também cresceu. Porém Albert Hein, um criador, resolveu pesquisar a fundo sobre a raça e começou a cria-la como cão de companhia, salvando assim a espécie de ser extinta pra sempre.

Caracteristicas Físicas do Bernese

É uma raça de coloração tricolor, com uma mistura de preto, branco e marrom sendo está a coloração padrão dos Berneses legítimos. Além disso todos os cães da raça Bernese possuem uma “máscara” no rosto, esta máscara é composta por uma faixa branca entre os olhos, dois pontos marrons proximo aos olhos e abaixo das orelhas e o resto da pelagem é na cor preta e a ponta do rabo e das patas são brancas, essas são as caracteristicas mais evidentes do Bernese.

Possui uma pelagem longa e por este motivo não é indicado que se dê muito banho neste cãozinho, além disso escovar os pelos todos os dias dará ao Bernese um brilho único, e eles adoram.


O Bernese não tem predisposição para ser um cãozinho obeso mas é sempre importante ter uma atenção voltada à sua alimentação e utilizar exclusivamente ração é o mais indicado, (nada de ficar dando um petisquinho que voce esteja comendo para o seu cãozinho hein!)

Existem duas linhagens de Bernesse , uma de porte grande que era  utilizada para puxar as carroças no passado, e outra com um porte um pouco menor que era utilizada para cuidar dos rebanhos de carneiros.

Caracteristicas Comportamentais

O Bernese é um cão muito inteligente, companheiro, dócil e também possui outra caracteristica muito curiosa, eles possuem tendencias muito fortes em serem cães depressivos. Isso acontece porque os Beneses logo no inicio da sua vida escolhe uma pessoa para ser o seu dono, e apartir dali essa pessoa se torna tudo para esse cãozinho e o simples fato da ausencia da pessoa os Berneses sofrem muito com isso, não comem e ficam no mesmo lugar por dias, sem expressar nenhum tipo de ação, até que seu dono retorne. Então um cuidado importante que se deve ter com esses cãozinhos é sobre o fato de deixa-los sozinhos em caso de viagem ou algo do tipo, eles são extremamente sentimentais e sofreram muito mais do que você possa imaginar… Então cuidado!

Eles são super indicados para crianças, pois não possuem o habito de ficar pulando (o que geralmente assusta as crianças) e não latem com tanta frequência também, o que já é um ponto atrativo para quem tem apartamento, por exemplo.

Depois de todas essas informações podemos chegar a uma conclusão: não existem contra-indicações em se ter um Bernesse e além de todas essas qualidades ele é um fofo e adora um carinho, então aproveita!

Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe seu comentário abaixo que teremos o prazer em respondê-lo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 4,83 out of 5)
Loading...

8 pensamentos em “Bernese”

  1. Não é bem por ai de nao ter contra indicações!! O bernese tem uma necessidade de exercicio moderada… Não é cachorro de quintal..
    Não serve co. O cão de guarda apesar ddo tamanho…
    Solta bastante pelo uma vez por ano..
    Tem algumas características que algunas pessoas achariam contras..
    Eu crio uma bernese em apartamento e estou comprando um outro, porem todos os dias pela manha bem cedo fazemos uma hora de caminhada, ao meio dia mais meia hora e mais meia hora na parte da noite.. Tem q ter exercício o cachorro exige..
    Outra coisa.. Nao adianta comprar um bernese pra deixar ele no quintal ele é um cachorro q gosta de estar atrás de voce o tempo todo… E quando ele vai deitar adora descansar a cabeça sobre o dono..
    É um cachorro q sofre muito noa dias quentes… Entao quando esta muito quente.. Quando saio de casa.. Ja deixo um ventilador ligado somente para ele e se estiver quente mesmo ar condicionado..
    São cachorros que gostam de participar de tudo na vida do dono.. Então pra onde vc for ele vai querer ir atrás…

    1. Anderson
      Em casa somos só eu e minha mãe e trabalhamos o dia todo, ele ficaria triste como diz na publicação ? Pois ele teria q passar o dia sozinho
      E outra coisa que ouço muito é que eles vivem apenas até os 9 anos isso é verdade ( claro q varia de cao pra cão mais existe mais ou menos uma média ?)

  2. Boa noite!Tenho um bernese fêmea de 1ano e 5 meses.
    Estou com muitas duvidas:Ela come tudo que veepela frente, tipo pano ,palel,plástico etc…
    É sempre muito agitada.Não sei com lidar com issi.Por favor,pode me orientar.Obrigada.

    1. Mirtes, eu acredito que o seu problema pode ser facilmente resolvido com ao menos 2 exercícios diários com o seu bichinho. Pela manhã você pode programar ao menos 1 hora de caminhada rapida, e durante a noitinha proponha ao menos 30 a 40 min. de exercícios com uma bolinha ou outro objeto em que ela possa correr para pegar e enquanto isso gastar energias. Eu não possuo Bernese mas tenho um Golden Retriever de 1 ano de idade e os perfis dessas duas raças são bem parecidos. O meu pet tinha o hábito de fazer enormes crateras no quintal, rasgar sapatos e sandálias, comer plástico, roer madeira e tudo que você pensar. A conclusão é que ele tava completamente estressado e essas eram as formas de ele gastar suas energias. Comecei com estes exercícios diários e ele até mal late agora, porque está satisfeito e feliz com o ritmo. Espero que isso possa te ajudar também, abraço!

    2. Sua cadela deve estar extressada por falta de exercícios… Passei ao menos duas vezes durante o dia e veja como ela vai melhorar!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *