Basenji , o cachorro que não Late


O Basenji é uma raça que veio da Africa, mais propriamente dito da cidade do Congo e também é muito conhecido como o Cão do Congo. Basenji significa “Domado”  o que tem muito haver com o seu perfil, antigamente este animal era utilizado na caça de antílopes na Africa e era conhecido por não emitir o famoso “AU-AU” que estamos acostumados quando se fala em cachorros, além disso o Basenji é um cão com personalidade forte, independente, protetor e teimoso.

Um fato importante sobre o Basenji é que ele é muito parecido com o seu rival, o Gato. É fissurado por higiene, totalmente independente, realiza suas necessidades em um lugar especifico e quando se sente cansado de muita “melação” ele fica longe, quietinho no seu cantinho preferido (isso não quer dizer que ele seja um chato, ele só gosta de ter seus momentos de paz) além de possuir uma visão e um olfato muito mais aguçado do que o normal.

Particularidades do Basenji

Basenji

Você deve ter ficado curioso com o título do artigo, certo? Pois bem, uma característica que só existe na raça Basenji é o fato de que ele não emita o som característico dos cachorros ( o AU-AU), mas isso não quer dizer que ele seja mudo, o que acontece é que ele emite um som como se fosse um “choro” e em hipótese alguma ele late , o que atrai alguns olhares para esse cachorro, já que muitas pessoas não podem ter um cachorro porque o vizinho não gosta dos latidos, ou então porque o condomínio não permite que se tenha animais por causa do barulho, neste caso o Basenji é uma ótima opção (lembrando que ele não é mudo, só não emite um som como os do Pinscher, por exemplo).

O Basenji, tem uma outra característica que é só dele, que é o ato de se lamber (assim como os gatos), ele se lambe constantemente e sempre esta limpo, o que também é benéfico para o dono que não precisa se preocupar em levar ao pet shop toda semana para tomar banho, pois ele é o cão mais higiênico que existe e como consequência dessa “neura” por higiene ele não possui aquele cheiro tipico de cachorro. Além do ato de se lamber ele também adora altura, assim como os gatos, e não tem medo não, o Basenji é um cãozinho muito corajoso e adora uma aventura nas alturas.


Cãozinhos da raça Basenji adora o calor, então não é estranho você ver um cão dessa raça deitado de baixo de um sol do meio dia, não se assuste isso é normal para ele, já que tem origens africanas e o sol escaldante é comum. Há algum tempo atrás americanos tentaram introduzir a raça nos EUA, mas não obtiveram resultados, a raça não se acostumou com o clima do país e logo foi descartada. Porém a mais ou menos duas décadas atrás tentaram novamente a introdução da raça no país e dessa vez o Basenji conseguiu se adaptar as condições do país. Por causa dessa introdução surgiram duas espécies diferentes da raça, a americana é mais delgada, mas comprida, já a natino-americano o Basenji é mais “carnudo”, possui mais peso e não é tão comprido. No Brasil ela também não é muito popular, existem poucos exemplares da raça no país e principalmente pouco conhecimento sobre eles, tanto pela parte dos veterinários como pela própria população.

Características Físicas do Basenji

O Basenji é um cão de porte pequeno e que possui um rabinho todo enrolado e com a pontinha branca, essa é uma característica típica dos Basenjis, assim como as patas brancas e o “colar” do peito pode ser totalmente branco ou apenas pela metade, essa é uma característica que existe em todos os Basenjis. A sua coloração varia em 4 cores, preto e branco, tricolor, vermelho e branco e a tigrada.

Sua altura varia de 40 a 45 cm e possui um peso médio de 8 a 10 kg, é um cão que não possui muito pelo o que ajuda na higiene também, uma escovação semanal é o suficiente para manter a boa aparência desse cãozinho. A troca de pelo ocorre como em todos os cães, na mudança de estações existe um aumento na queda da pelagem, mas nada que seja tão significativo assim.

Cachorro Basenji

Sua alimentação não exige muitos cuidados especiais, ele come o que é essencial para a sua sobrevivência e não ate ver o a vasilha limpa, ele come até suprir suas necessidades. É super indicado para crianças já que adora uma bolinha e consegue acompanhar o ritmo das crianças, porém não podemos esquecer que quando ele se sentir sufocado ou precisar de um tempo, ele vai abandonar a brincadeira e vai querer ficar sozinho,então não o julgue caso ele faça isso, não é por mal é instinto.

E a reprodução?

A reprodução nos Basenji ocorre anualmente e a média de filhotes que uma fêmea pode dar a luz é de 6 filhotinhos por ninhada. O cio é anual justamente por causa da sua origem, já que a alimentação na Africa não era farta e a luta pela sobrevivência era muito grande, além da higiene que atrapalha na percepção do cio pelos machos, já que as fêmeas são muito limpinhas.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre os Basenjis deixe seu comentário,  teremos o prazer em responde-lo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

5 pensamentos em “Basenji , o cachorro que não Late”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *