Akita Inu


O Akita ou Akita Inu (ou ainda chamado por outras pessoas Akita Japonês visto que existe o Akita Americano), é uma das raças de cachorros mais procuradas pelos amantes de animais de estimação. Quando pequenos parece com uma pelúcia, mas quando crescem sua beleza não deixa de existir, na verdade ele fica mais lindos ainda.

O Akita Inu é uma raça de cachorro originária do Japão, da ilha Akita, de onde vem o seu nome. Embora não tenha olhos puxados, existem muitas similaridades entre o Akita Inu e o os japoneses. A Raça Anita no Japão é considerada como sinônimo de saúde, sorte e prosperidade.

A raça teve origem no Japão, mas é da família spitz, que eram animais de caça. Por esse motivo, originalmente eles eram utilizados em grandes caçadas ou lutas de cachorros.

Por ser uma raça de cachorro que não é tão fácil de se adestrar, é aconselhável aos donos que comecem um treinamento com o seu cachorro desde cedo, pois com isso o cão mostrará um pouco mais de respeito e será mais fácil ensina-lo quando ele já estiver maior, e o respeito dele será também um pouco maior pelo seu dono também.

A expectativa de vida do Akita é de 10 a 12 anos, então se você procura por uma raça que vive por mais tempo essa não é a mais indicada.


Características do Akita Inu

Altura
Macho –entre 63cm e 71cm
Fêmea –entre 58cm e 66cm

Peso
Macho – entre 38kg e 58kg
Fêmea – entre 29kg e 49kg

Temperamento da Raça

Akita Inu Raça Linda

Como a Raça Akita é descendente dos Spitz e que por isso também foi usado em longas caçadas, ele possui um temperamento forte. É uma raça bem territorial, então ele geralmente procura proteger tanto os que moram na casa quanto a própria propriedade. Inclusive por esse motivo ele pode se mostrar um pouco tolerante em relação a outros cachorros, principalmente se for do mesmo sexo.

Mas ao mesmo tempo, o Akita Inu é um dos cachorros mais fieis que existem. Também são bem calmos e dóceis.

Descrição da Raça

O Akita é uma raça de grande porte (como já mencionado anteriormente, podendo chegar até 71cm o macho), com uma expressão sempre atenta e super ágil. Como o Akita possui um pelo duro e sub pelo oleoso, é um cão fortemente indicado para caças em água, pois ele não fica tão encharcado como outros cães. Além disso, tem uma resistência ao frio incrível, outro motivo forte para ser utilizado em caças.

A pelagem de cobertura é reta, dura e lisa, já ó sub pelo é um pouco mais macio, denso e oleoso. A cernelha e a garupa possuem pelos mais compridos e na sua o seu pelo é mais longo do que o resto do corpo.

A preferencia nacional ao Akita é a cor branca, mas ele pode varia entre tigrado, sésamo (vermelho com pontas pretas) ou vermelho-fulvo, e o branco como já mencionado. Mas além dessas cores, o Akita devem apresentar o Urajiro, o qual é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, em baixo do queixo, pescoço e ventre, lado inferior da causa e parte interna dos membros.

Principais Cuidados com a Raça

Embora o Akita não seja uma das raças mais energéticas, ele gosta de praticar exercícios físicas e mentais. Portanto, é aconselhável leva-lo para correr ou fazer caminhadas um pouco mais longas, para ele se exercitar.

Como é uma raça de temperamento forte, se não for treinado desde cedo pode ser um pouco mais complicado educa-lo e faze-lo obedecer quando estiver mais crescido.

O Akita é um cão bem fiel, portanto isso irá exigir uma dedicação de tempo do dono para o cachorro, tanto para os exercícios quando para brincadeiras e mesmo o companheirismo, visto que o Akita gosta de passar bastante tempo junto com a família.

O Akita Inu duas vezes por ano soltam todo os seus sub pelos, que dura entre 15 e 30 dias, portanto nesse período deve ter um certo cuidado tanto com o cachorro quanto com a casa, pois como ele é um cão bem peludo, pode acabar sujando um pouquinho. (risos) Mas durante o ano, não perdem muito pelo, então é somente nesse período de troca que é necessário aumentar um pouco os cuidados com os pelos dele.

Criação de Akita Inu

Filme Sempre ao seu Lado (História do Hachiko, um cachorro da Raça Akita Inu)

Somente assista esse vídeo se você realmente tiver um coração forte, ou que não ligue de chorar, pois o vídeo é realmente emocionante.

Com uma música no fundo, o vídeo conta uma das histórias mais lindas de amor de um cachorro pelo seu dono, e que inclusive virou um dos filmes mais assistidos e aplaudidos pelo mundo todo. Não existe uma pessoa só que assistiu ao filme e que não tenha gostado dele.

Mas e então, o que você achou da incrível Raça de Cachorro? Deixe seu comentário abaixo, dúvida ou sugestão.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (4 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Akita Inu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *